Para que serve o imã da caixa de som?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Até mesmo as que são mais antigas ou mais simples, a utilização dos ímãs é essencial. Isso, pois o campo magnético é utilizado para garantir a qualidade do som. Normalmente, quanto maior for a caixa, maior deve ser os ímãs também, para que o campo magnético seja proporcional.

O imã da bobina pode atrair ou repelir o imã de verdade. Quando isso acontece, ocorre o movimento, como a bobina, ela tá grudada numa membrana. Quando acontece esse movimento, há uma vibração e é daí que vem o som.

O alto falante só pode ser o que é graças ao ímã ou ferrite para alto falantes, isso porque através do campo magnético criado no interior do aparelho, exerça, à grosso modo, o espaço necessário para a propagação das ondas sonoras.

Os imãs, criam um campo eletromagnético que aumenta a circulação do sangue na área aplicada, diminuindo as dores, inflamações e aumentando o poder de alto-cura de forma natural.

O SPL de um alto-falante é determinado pelo peso do conjunto móvel (cone e bobina móvel) e pelo campo magnético gerado pelo imã. De uma maneira geral, quanto mais leve o conjunto móvel e maior o imã do alto-falante tanto maior será o seu SPL.

Um Imã só perde sua força magnética quando exposto por períodos longos a fios de alta tensão, geradores de solda e temperaturas altas. Fora isso seu magnetismo pode durar anos. Qual a temperatura de resistência de um ímã? R: Cada grupo ou composição de matéria prima de imã possuí uma resistência.

Seja qual for a versão verdadeira da origem da palavra, a magnetita é um imã natural - um minério com propriedades magnéticas. Sejam naturais ou artificiais, os ímãs são materiais capazes de se atraírem ou repelirem entre, si bem como de atrair ferro e outros metais magnéticos, como o níquel e o cobalto.

Os sensores de posição das lentes reagem aos campos magnéticos. Se você colocar um ímã perto desses sensores, o campo magnético causará interferência nos sensores ou os desativará temporariamente.

Em específico nos iPhones 6s e 6s Plus, a empresa afirma até que ímãs podem causar problemas na estabilização óptica de sua câmera traseira, assim como no foco automático. Sabendo disso, aconselha-se que evite cases com ímãs no celular.

Sabendo disso, não recomendamos em seu celular cases com ímãs. Em HDs de computador, como são memórias não-voláteis, elas são lidas e gravadas usando pequenos ímãs internos, e um grande campo eletromagnético poderia causar interferência e deformações.

Objetos que o ímã atraí: Os metais que podem ser atraídos pelos ímãs são mais conhecidos como ferromagnéticos, que são Ferro (Fe), Cobalto (Co), Níquel (Ni) ou ligas que contenham em alguma capacidade os que foram listados, mas variando sua atração magnética de acordo com a concentração.

Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.

neodímio

O ímã de neodímio é o mais poderoso de todos os ímãs permanentes. Ele é frequentemente conhecido como "Super Ímã". Ele é usado em aplicações em que uma elevada força magnética é necessária a partir do menor volume possível de material magnético.

Um ímã pode ser magnetizado novamente, esfregando um polo de neodímio, por exemplo, contra o polo oposto do antigo ímã, repetindo desta maneira com o outro lado e alcançando o efeito desejado.

Qual o imã de Neodímio mais forte? No Brasil o imã de neodímio mais forte que encontramos são os de grade N52 chegando a ser 40% mais fortes que o imã neodímio de grade N35 mais encontrado de mesmo tamanho.

Uma forma comum e provavelmente mais eficiente de desmagnetizar um ímã é o aquecendo. Cada material tem uma temperatura ou ponto Curie, que é o valor de temperatura que faz com que as propriedades ferromagnéticas se percam. Por exemplo, o ponto Curie do ferro é de 770°C, enquanto do Níquel é 354°C.