Onde se implanta o embrião?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Esse processo ocorre nas tubas uterinas e, no quinto dia de desenvolvimento, fase do embrião conhecida como blastocisto, ele é transportando para o útero, local em que se implanta no endométrio, camada que reveste o órgão internamente, que o abriga e nutre até a placenta ser formada.

A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.

É nesse estágio de blastocisto que o embrião chega ao útero. No útero, ele segue em direção à parede interna, chamada endométrio, na qual ele precisa se fixar para dar início à gravidez. É nesse momento que a zona pelúcida se rompe, já que o embrião precisa se fixar no endométrio.

A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.

A importância do endométrio para fertilidade das mulheres, no entanto, antecede a própria gestação. É neste tecido que, após a fecundação no interior das tubas uterinas, o embrião recém-formado se implanta.

Essa etapa marca a implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida.

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo? Após a nidação, o hormônio HCG começa a ser produzido e pode ser dosado no sangue da paciente em torno do 14º dia após a ovulação.

O blastocisto
Esse é o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorre sua implantação na parede do útero materno, no tecido endometrial.

Durante a 5ª semana de gestação os sintomas da gravidez já são bastante evidentes. Além da não vinda do período menstrual, o aumento das mamas (a essa altura as dores que incomodavam já amenizaram bastante!) e do abdome já são percebidos com facilidade.

Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete.

Outro sintoma comum quando da implantação do embrião é a cólica. Pelo fato do embrião estar penetrando cada vez mais fundo no endométrio é normal a mulher sentir desconfortos e leves cólicas durante o processo. Porém, como qualquer sintoma não é uma regra e nem todas as mulheres podem vir a sentir.

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Normalmente, o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso, apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada.

Consuma mais uva, maracujá, cenoura, frutas vermelhas e tomate, dê preferência para os orgânicos. Contudo, não é só a dieta que é importante, mas também o hábito de vida desses casais. A dieta alimentar pode melhorar a qualidade dos gametas, embrião e do endométrio, favorecendo a implantação.

Implantação e primeiros sinais da gravidez: do sangramento às cólicas. Algumas pessoas afirmam categoricamente que “sabem” imediatamente que engravidaram. É verdade que, às vezes, há alguns sinais precoces de que a implantação ocorreu. Os sintomas que você deve ficar de olho são sangramento e cólicas leves.

O sangramento de implantação não é intenso; é mais como uma descarga ou manchas leves do que algumas gotas de sangue na roupa íntima. A cor das manchas. A cor do sangramento de implantação é mais um tom rosado ou acastanhado, em vez do vermelho brilhante que algumas mulheres normalmente veem durante a menstruação.