O que é período de ovulação?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

A ovulação é o nome utilizado para definir o momento do ciclo menstrual em que o ovário libera o óvulo. Neste momento, o óvulo está pronto para ser fecundado. Esse fenômeno, normalmente, acontece durante o ciclo menstrual de mulheres saudáveis.

O processo de ovulação na mulher é uma das fases do ciclo menstrual. é a etapa em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas para seguir rumo ao útero e ser fecundado. Nessa etapa há a liberação de dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH e o LH.

Quando atingem o tamanho ideal, que ocorre com a chegada do período fértil, os folículos são coletados e os óvulos extraídos para realizar a fecundação. A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
Para engravidar, você precisa ter relações sexuais nos dias anteriores e no dia da sua ovulação. O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis.

O óvulo sobrevive, em média, 24 horas, esperando ser fecundado por um espermatozóide.

Como calcular se estou no período fértil?

  1. Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
  2. Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
  3. Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
  4. Considerar o intervalo entre esses resultados.

Como saber o período fértil
Ele vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Portanto, para mulheres com ciclos de 28 dias seria possível engravidar cerca de 9 a 10 dias após o início da menstruação. Como se espera que a ovulação ocorra no 14 dia do ciclo, o período fértil será até o 15 dia do ciclo.

Faça sexo perto da época da ovulação. Ter relações sexuais todos os dias às vezes não é possível. Porém, o ideal é fazer sexo a cada dois ou três dias por semana, começando logo após o final do período menstrual. Isso pode ajudar a garantir que você tenha relação sexual quando estiver mais fértil.

Aqui está a resposta: não importa. Contanto que você tenha relações sexuais todos os dias ou em dias alternados dentro de três a quatro dias de sua possível data de ovulação, você terá relações sexuais no momento certo para conceber. O ultrassom também pode ser usado para determinar quando ocorreu a ovulação.

Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.

Entre as causas femininas, em 25% dos casos a infertilidade ocorre por anovulação, ou seja, a mulher não ovula regularmente. Os principais fatores dessa condição são ovários policísticos, alterações de tireoide, alterações da prolactina, uso de medicamentos e até falência ovariana precoce.

É possível, sim, engravidar se você tiver relações desprotegidas durante a sua menstruação. Não é comum nem muito provável, mas de forma alguma é impossível. Portanto, a resposta curta e simples para a pergunta que dá origem ao título desse artigo é: sim, é possível engravidar estando menstruada.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.

Veja as probabilidades de engravidar de gêmeos, a seguir:

  1. Coito Programado – 10% de chance de gestação múltipla;
  2. Inseminação Artificial – também 10% de chance de gestação múltipla;
  3. Fertilização in Vitro – 20 a 25% de chance de resultar em gêmeos e 5% em trigêmeos.