Onde se aplica a Segunda Lei de Newton?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Outro exemplo é quando participamos de algum esporte que exige chute ou tacada, como tênis, queimada ou vôlei, em que aplicamos força sobre a bola ou raquete a fim de obter um movimento. É importante destacar que utilizando a fórmula da segunda lei de Newton é possível fazer cálculos em relação a isso.

Aplicações das leis de Newton
As leis de Newton podem ser aplicadas a diversas situações, entre as mais importantes destacam-se as forças de atrito, a decomposição do peso no plano inclinado e a aplicação das forças centrípetas em trajetórias curvas.

→ Aplicações da terceira lei de Newton no cotidiano
Quando fazemos uma força de ação pressionando um botão, ele faz uma força de reação contra a nossa mão. Quando fazemos uma força de ação batendo um martelo em uma parede, a parede retribui fazendo uma força reação sobre o martelo.

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

A terceira lei de Newton trata sobre a relação entre a força de ação e de reação entre dois corpos. Ela determina que uma ação provoca uma reação, mas em sentido oposto. A força aplicada sobre a parede é a mesma que a parede aplica sobre a pessoa, mas em sentido oposto.

A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.

I. Quando um corpo exerce força sobre o outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido. II. A resultante das forças que atuam em um corpo de massa m é proporcional à aceleração que este corpo adquire.

Aqui estão exemplos práticos do cotidiano para cada uma das três leis:

  • Exemplos da Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia) Carro parando bruscamente. ...
  • Exemplo da Segunda Lei de Newton (Lei da Força e Aceleração) Empurrar um carrinho de compras. ...
  • Exemplo da Terceira Lei de Newton (Lei da Ação e Reação) Caminhada.

A primeira lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos que estão em equilíbrio. A segunda lei explica o que ocorre quando não há o equilíbrio, e a terceira lei mostra como é o comportamento das forças quando temos dois corpos interagindo entre si.

Para tirar o carro da rua, o motorista aplica uma força para que ele se desloque. Obviamente, depois de todo esse esforço o motorista vai ficar cansado, isso porque ele transferiu energia dele para o carro para que esse pudesse se mover.

A Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) diz que para toda força de ação existe uma força de reação que possui o mesmo módulo e direção, porém em sentido contrário.

1. baixo para cima ...); • Sempre haverá um par ação e reação, não existe na natureza uma força solitária ... elas sempre aparecem em pares.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração. Aprenda como usar a fórmula para calcular a aceleração.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.