Onde posso usar um drone?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 10 votos

O uso dos drones em operações experimentais e não-experimentais, segundo a Anac, é proibido, mas pode ser autorizado caso-a-caso. Ou seja, quem quiser usar o equipamento para filmagens ou mesmo estudos precisa de uma autorização dos órgãos responsáveis: a Anac e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

A orientação é que os voos sejam feitos em até 120 m de altura. É preciso que os drones voem a uma distância de 5,4 quilômetros de um aeródromo ou aeroporto. Para voar com drone entre 40 e 120 metros de altura, a distância orientada pode aumentar.

Bom, segundo a legislação, o drone poderá circular, respeitando altura e peso como apontado acima, desde que a decolagem, voo e pouso ocorra com pelo menos 30 metros de distância de qualquer indivíduo. Segundo assim, o drone sempre deverá respeitar a área de circulação de pessoas dentro do condomínio residencial.

5 maneiras diferentes de usar o drone

  • DRONES DE ENTREGA. A Amazon anunciou sua intenção de lançar o “Amazon Prime Air Delivery”, onde será capaz de entregar pacotes de cerca de 02 quilos e meio em menos de 30 minutos. ...
  • DRONES AGRÍCOLAS. ...
  • DRONES AMBIENTAL. ...
  • DRONES DE TRÂNSITO. ...
  • RESGATE EM RIOS E MARES.

Drone é uma espécie de veículo aéreo que pode ser pilotado de forma remota. Ele não é tripulado e pode se movimentar em qualquer direção, assim como um helicóptero. Além disso, seu voo é seguro. O uso mais comum é para filmagens e fotografias aéreas.

Pela regra geral, os drones com mais de 250g só poderão voar em áreas distantes de terceiros (no mínimo 30 metros horizontais), sob total responsabilidade do piloto operador e conforme regras de utilização do espaço aéreo do DECEA.

A Anac determina que não é necessário nenhum tipo de registro para ter um drone com menos de 250 gramas. Para dispositivos que tenham entre 250 gramas e 25kg, é preciso realizar um cadastro no site da Anac.

Desse modo, todo o voo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) precisa de autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), exatamente como no caso das aeronaves tripuladas. Ou seja, a regra geral, seja aeronave tripulada ou não, é a mesma, já que é imprescindível a autorização para o voo.

Entre em contato com a ANAC ou com a polícia se o piloto do drone infringir a lei. Atualmente, a recomendação é fazer um Boletim de Ocorrência através do número 190 e encaminhá-lo ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) e à ANAC.

Para voos noturnos, a ANAC estabelece algumas regras específicas, tais como: - O drone deve estar equipado com luzes de navegação e anticolisão visíveis a, pelo menos, 1 km de distância.

Torres de alta tensão, turbinas, capacitores, ferragens e até minerais no solo podem gerar um campo magnético que pode te fazer perder o controle do seu Drone.

Saiba como se prevenir.