Onde mora a capivara Filó?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 6 votos

Tupinambá e “Filó” foram de avião de Autazes, onde ele vive, a Manaus. Na capital, a capivara será assistida pelo Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para que possa ser reintegrada à natureza.

O tiktoker vive em uma fazenda no interior do Amazonas e alega ter adotado Filó após a mãe do bicho ter sido morta. Desde então, ele passou a exibir nas redes sociais sua rotina, com muitas imagens em que aparece interagindo com a capivara, como se ela fosse um animal doméstico.

Lucas Leite

Conhecido por ser dono da capivara Filó, o tiktoker Agenor Tupinambá teve mais um motivo para comemorar. Após um ano de namoro virtual, ele conheceu pessoalmente Lucas Leite. Nos stories do Instagram, o tiktoker divulgou o encontro e mostrou um vídeo em que aparece ao lado do rapaz.

Decisão da justiça devolve capivara ao influencer
No sábado, 30 de abril, a Justiça Federal concedeu a guarda provisória da capivara ao influencer. Na decisão, juiz Márcio André Lopes Cavalcante escreveu que Agenor "vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes".

Capivara Filó é solta em Autazes (AM)
O animal foi solto na fazenda do tiktoker, em Autazes (AM), distante 111 km de Manaus. "Filó [foi] entregue ao seu habitat natural", escreveu a deputada Joana Darc, que esteve com Tupinambá desde o início do caso.

No centro da discussão, estão o influenciador Agenor Tupinambá, que se diz o "fiel depositário" da capivara Filó, e a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que tomou partido do tiktoker depois que ele foi autuado pelo Ibama. A polêmica incluiu ainda a ativista da causa ambiental Luisa Mell.

Influenciador anuncia separação de capivara Filó: “Continuarei com você onde quer que esteja” O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, informou aos seus mais de 800 mil seguidores no Instagram sobre a partida da capivara Filó, na noite desta quinta-feira (27).

Ele foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Agenor também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais. Segundo o Ibama, uma equipe foi até a fazenda onde Agenor mora e propôs a soltura do animal nas proximidades de Autazes.

Agenor Tupinambá, conhecido por compartilhar no TikTok a rotina de amizade com a capivara Filó e outros animais, foi denunciado pelo Ibama, na terça-feira (18/4), por suspeita de maus-tratos, abuso e exploração animal. O fazendeiro foi punido com uma multa de R$ 17 mil.

Agenor Tupinambá
Nas redes sociais, Luisa Mell passou então a ser apontada como a principal responsável por ter feito a denúncia ao Ibama.

A capivara Filó foi devolvida ao seu habitat natural neste domingo (30), depois que a deputada federal Joana Darc (União-AM) invadiu uma instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus, para recuperar o animal silvestre que ficou famoso pelas redes sociais do ...

No caso da capivara, por exemplo, há o risco da existência de carrapato, transmissor da febre maculosa, doença infecciosa que pode variar desde casos leves até formas graves, com elevada taxa de letalidade.