Onde existe um campo magnético?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Campo magnético é um efeito que ocorre ao redor de um imã ou carga magnética. Ele é detectado pela força que exerce em cargas elétricas em movimento, ou em materiais magnéticos. Ele se trata de um campo vetorial, ou seja, em qualquer lugar do espaço possui direção, sentido e módulo.

O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os elétrons.

O campo magnético da Terra é gerado no núcleo do planeta, graças a enorme quantidade de ferro líquido presente por lá: o material se movimenta, gerando corrente elétrica e impulsionando o magnestismo.

O módulo do campo magnético da Terra varia de 20 µT a 60 µT, mas, devido às condições geológicas presentes em determinados locais, ele pode diferir bastante do valor esperado para aquela região. Na maior parte dos pontos na superfície da Terra, o campo magnético não é paralelo à superfície.

Para criar um campo magnético forte, é necessário um fluxo intenso de partículas eletricamente carregadas, dentro ou ao redor do planeta. Como o núcleo de Marte é menor e mais frio que o da Terra, gerar esse campo internamente não é possível. Portanto, uma solução “externa” seria o ideal.

No corpo humano, há minúsculos campos magnéticos que estabilizam as moléculas. Ninguém é de ferro, diz o ditado, mas no fundo todo mundo tem um pouco de magnetismo. As centenas de trilhões de moléculas que formam o corpo humano são, na verdade, grandes conjuntos de ímãs.

As altíssimas temperaturas do núcleo da Terra, muito acima do chamado Ponto Curie, não permitem que o ferro e o níquel estejam no estado sólido, de modo que eles não podem estar funcionando como um ímã. Esse é o campo magnético interno, que é o principal.

A Terra possui um campo magnético graças a um efeito de dínamo. O núcleo líquido de ferro que se movimenta cria correntes elétricas, enquanto a rotação da Terra em seu próprio eixo faz com que essas correntes gerem um campo magnético gigante.

Além disso, o campo magnético criado pela movimentação das camadas terrestres impede que partículas do Sol, ou vento solar, atinjam a superfície do planeta Terra, dessa forma, impossibilitando que a comunicação de ondas eletromagnéticas, como de rádio, internet e televisão, seja comprometida.

Sem nenhum campo magnético, nosso planeta perdeu completamente seu escudo eficaz contra a radiação cósmica e muitas partículas penetrantes do espaço entraram na parte superior da atmosfera.

Como resultado foi observado que o CEM (50/60 Hz) é capaz de produzir diversos efeitos adversos em humanos e animais, como por exemplo: distúrbios na reprodução, doenças degenerativas, efeitos psiquiátricos e psicológicos, alterações citogenéticas, alterações no sistema cardiovascular, nervoso e neuroendócrino, bem ...

c) O campo magnético terrestre é mais fraco na região dos polos.

Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.

Ele concluiu então que o campo magnético é gerado por cargas elétricas em movimento. Essa regra permite encontrar as linhas de campo magnético em torno de um fio percorrido por uma corrente.

Um campo magnético pode ser mapeado em cada ponto em torno de um ímã (seja ele um ímã natural ou um fio condutor percorrido por corrente elétrica). Esse mapeamento é realizado com a utilização de limalha de ferro ou de uma bússola.