Quem produz campo magnético?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional.

O campo magnético é a região em torno de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.

Ele concluiu então que o campo magnético é gerado por cargas elétricas em movimento. Essa regra permite encontrar as linhas de campo magnético em torno de um fio percorrido por uma corrente.

A Terra possui um campo magnético graças a um efeito de dínamo. O núcleo líquido de ferro que se movimenta cria correntes elétricas, enquanto a rotação da Terra em seu próprio eixo faz com que essas correntes gerem um campo magnético gigante.

De acordo com a teoria do geodínamo, o campo magnético da Terra é formado devido à alta temperatura do núcleo terrestre, às correntes de convecção e ao efeito coriolis.

Para criar um campo magnético forte, é necessário um fluxo intenso de partículas eletricamente carregadas, dentro ou ao redor do planeta. Como o núcleo de Marte é menor e mais frio que o da Terra, gerar esse campo internamente não é possível. Portanto, uma solução “externa” seria o ideal.

O campo magnético gerado pelos ímãs, que é a região próxima ao ímã onde ocorre a atração de outro ímã ou materiais como ferro e aço, é representado saindo do polo norte e entrando no polo sul.

O campo magnético da Terra é gerado no núcleo do planeta, graças a enorme quantidade de ferro líquido presente por lá: o material se movimenta, gerando corrente elétrica e impulsionando o magnestismo.

Mas quando estas cargas estão em movimento, surge uma interação entre o ímã e o fio que as conduz. Isso se dá porque um fio condutor quando percorrido por uma corrente elétrica, gera em torno de sí um campo magnético, de mesma natureza que daquele de um ímã natural.

Sem um campo magnético, a vida na Terra seria inviável. É graças ao magnetismo do planeta, combinado a seu movimento de rotação, que existe a atmosfera, camada de ar que nos impede de ser completamente tostados pela radiação e sofrer com a influência dos ventos solares – partículas carregadas que o Sol emite.

c) O campo magnético terrestre é mais fraco na região dos polos.