O que o ímã não atrai?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 19 votos

A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.

Objetos que o ímã NÃO atraí: Os dois grupos que contém metais com baixa ou nula atração magnética são paramagnéticos (contém baixa atração magnética), ou diamagnéticos (contém baixíssima ou zero atração magnética). Alguns exemplos são: Paramagnéticos: Alumínio, Magnésio, Sulfato, Cobre.

Sejam naturais ou artificiais, os ímãs são materiais capazes de se atraírem ou repelirem entre, si bem como de atrair ferro e outros metais magnéticos, como o níquel e o cobalto.

Metais que não são magnéticos
Os principais exemplos incluem cobre, ouro, prata, chumbo, alumínio, estanho, titânio, zinco e bismuto. Esses elementos e suas ligas são diamagnéticos.

O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.

Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles. Caso isso ocorra, infelizmente, sua joia não é feita de ouro, ou leva outros metais (magnéticos) na composição.

O ouro e a prata, por sua vez, são repelidos pelos ímãs mas também por forças diminutas. "É que ao contrário do que ocorre com materiais como o ferro (Fe), o níquel (Ni) e o cobalto (Co), que são sempre fortemente atraídos por ímãs, outros metais interagem muito pouco com campos magnéticos de ímãs", diz Furukawa.

Um Imã só perde sua força magnética quando exposto por períodos longos a fios de alta tensão, geradores de solda e temperaturas altas. Fora isso seu magnetismo pode durar anos. Qual a temperatura de resistência de um ímã? R: Cada grupo ou composição de matéria prima de imã possuí uma resistência.

Eles geram pequenos campos que magnetizam o metal da geladeira (normalmente uma liga de aço), fazendo com que as partes se atraiam – com essa atração o ímã “gruda” na porta do refrigerador. Mas existem outros ímãs muito mais poderosos, digamos assim, e que geram altos campos magnéticos.

O ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas metálicas são ditas substâncias ou materiais ferromagnéticas, ou seja, na presença de um campo magnético eles se imantam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja bem maior que o inicial.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

Uma curiosidade interessante: o ouro não é um metal magnético. Isso significa que ele não será atraído por imãs. Desse modo, quando há uma peça que é composta por outros metais, como o ferro — que é um dos principais materiais utilizados em joias falsificadas — e o níquel, ela será puxada pelo ímã automaticamente.

Como dissemos anteriormente, o cobre não é um material ferromagnético, portanto não atrai o ímã e nem é atraído por ele. Porém, quando o ímã é abandonado no interior do tubo de cobre, ele faz com que um campo magnético passe por todo o interior do tubo.