Onde é que fica o Rio Ipiranga?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

São Paulo

O Riacho do Ipiranga é um córrego localizado na cidade de São Paulo, no Brasil.

Localização: O Campo de Rio Ipiranga, com área de desenvolvimento de 42,60 km², localiza-se na porção emersa da Bacia do Espírito Santo, no município de Linhares, a cerca de 171 km a nordeste da cidade de Vitória, capital do estado do Estado do Espírito Santo.

A Independência do Brasil foi proclamada em 7 de Setembro de 1822, no entanto, o início do Brasial Império só foi possível graças a diversos eventos anteriores. Foi um longo processo até o “grito” de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

Foi nas margens do rio Ipiranga que ocorreu, a 7 de setembro de 1822, um dos episódios mais célebres de toda a história do Brasil e que se tornou sinónimo, na língua portuguesa, de declaração de emancipação ou de independência. E foi disso mesmo que se tratou, por parte do então príncipe regente D.

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.

O bairro faz parte do distrito do Ipiranga e faz divisa com os bairros Vila Dom Pedro I, Vila Firmiano Pinto e Vila São José.

Em 7 de setembro de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro I, que seguia viagem de Santos para São Paulo, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. O ato marcou a Independência do Brasil, colocando fim ao domínio português e permitindo a conquista da autonomia política.

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

Pedro – assinou o Decreto da Independência. Assim sendo, de fato, foi D. Pedro quem proclamou, bradou “independência ou morte”, mas quem de direito assinou o termo foi sua esposa Leopoldina. E não foi no dia 7, como consagrou a história, mas no dia 2 de setembro!

Nos dias atuais, assim como todos os demais rios metropolitanos de São Paulo, o córrego sofre com a poluição, por receber altas quantidades de dejetos industriais e domésticos ao longo de seu curto trajeto de aproximadamente nove quilômetros.

Pedro I proclamou a independência em 7 de setembro de 1822.