Onde começa o céu?

Perguntado por: emoreiras . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

É na troposfera que ocorrem os fenômenos meteorológicos que nos afetam mais diretamente (a maior parte dos fenômenos), é onde os aviões comerciais transitam, é onde vivemos. E se a gente for pensar só na troposfera, ainda dá pra fazer um recorte: a maior parte dos gases estão nos primeiros 5km.

Na década de 1990, o físico húngaro Theodore von Kármán determinou a fronteira a cerca de 50 milhas de altitude, ou aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar.

O ar que compõe a atmosfera da Terra é composto, principalmente, por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e outros gases, por isso a interação entre a luz do Sol e os elétrons que compõem as moléculas do ar “selecionará” a cor visível com menor comprimento de onda que é, exatamente, a cor azul.

Céu (do latim cælum) é o panorama obtido a partir da Terra ou da superfície de outro astro celeste qualquer quando se olha para o universo que os rodeia. O panorama obtido pode mostrar-se significativamente influenciado pela presença ou não de atmosfera ao redor do astro no qual situa-se o observador.

azul

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

Vamos aos fatos: a borda do universo observável está a 434.522.880.000.000.000.000.000 km de distância.

Embora a linha de Kármán, a fronteira entre a atmosfera e o espaço sideral, tenha causado inúmeras controvérsias durante anos sobre sua localização, a maioria dos cientistas a aponta no limite inferior da termosfera, a uma altitude de 100 km.

O Céu é o símbolo mais universal do sagrado, da criação do Universo pelo seu casamento com a Terra e pela fertilidade pela ação das suas chuvas. A sua relação com o terreno e o humano é o de um poder superior, eterno, longínquo e inacessível.

Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.

Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, mesmo durante o dia, com o Sol na nossa frente mandando a luz, veríamos o céu escuro como a noite, independentemente se a superfície terrestre estivesse sendo iluminada!

Resposta: Ela vem do Latim caelum, “céu”, de uma fonte Indo-Européia que significava “brilhante”.

Como a cor azul possui menor comprimento, as pequenas partículas de ar presentes na atmosfera encontram compatibilidade com as mesmas, absorvendo-a. Ao absorver o azul, as partículas de ar liberam essa coloração por todo o espaço, dando a impressão de que o céu é azul.