Onde Cabral chegou no Brasil?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 7 de julho de 2023
/ 5 20 votos

O litoral diante do Monte Pascoal foi o ponto de desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, fato que lhe confere um caráter simbólico, pois ali foram escritas as primeiras páginas da história do Brasil.

Porto Seguro

Ir para o conteúdo
Hoje (22/04), comemoramos o descobrimento do Brasil. Há 522 anos, Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.

No dia 22 de abril de 1500, as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Pedro Álvares Cabral comandou essa expedição e, de acordo com a história, foi quem "descobriu" o Brasil. De acordo com a história, o destino da expedição era Calicute, Índia, no caminho realizado por Vasco da Gama, em 1497-1498.

Segundo relatos históricos, os portugueses chegaram ao Brasil em suas embarcações onde conhecemos hoje como a cidade de Porto Seguro na Bahia.

O litoral onde Cabral aportou, correspondendo hoje ao litoral da Bahia, era ocupado por duas nações indígenas do grupo linguístico tupi: os Tupinambás e os Tupiniquins. Mais para o interior, estavam os Aimorés. Rota seguida por Cabral de Portugal para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno em (azul).

O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500. A primeira missa, aqui realizada, ocorreu no dia 26 de abril de 1500, e no dia 1º de maio a expedição partiu para a Índia.

O nome escolhido para liderar tal expedição foi o de Pedro Álvares Cabral, cavaleiro da Ordem de Cristo, que zarpou de Lisboa em 9 de março de 1500. No dia 22 de abril do mesmo ano, a tripulação avistou o Monte Pascoal e, no dia seguinte, desembarcou na praia da Barra do Cahy.

Cabral chega ao Brasil
No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia.

Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças; apenas 500 dos 1,5 mil homens que saíram de Portugal conseguiram voltar para casa - e quatro pessoas ficaram no Brasil. Leia reportagem aqui.

Em 22 de abril de 1500, Cabral e a tripulação avistaram um monte na costa, no local onde hoje é o sul da Bahia. Como era dia santo, em decorrência da Páscoa, denominaram o acidente geográfico de Monte Pascoal. No dia seguinte, os portugueses passaram a estabelecer contato com os indígenas que habitavam o local.

História do Brasil não possui um marco inicial bem definido. Não obstante, tradicionalmente, existe uma datação recorrente sobre a chegada dos portugueses com Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, à região costeira de onde hoje é a Bahia.

São Vicente

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

O marco original encontra-se em Porto Seguro, na Bahia, onde desembarcou Pedro Álvares Cabral. Feita em granito, como o original, possui, na parte superior fronteira, uma cruz de Malta e tem 1,60 m de altura.

Partida e chegada a uma nova terra. A frota, sob o comando de Cabral, então com 32–33 anos de idade, partiu de Lisboa em 9 de março de 1500 ao meio-dia. No dia anterior, a tripulação tinha recebido uma despedida pública que incluíra uma missa e comemorações com a presença do rei, da corte e de uma enorme multidão.