Como era a América antes de Cristo?

Perguntado por: eassuncao7 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Ao contrário do que fizeram parecer muitos relatos de europeus na época, o continente era muito povoado e abrigava sociedades dinâmicas, cuja sofisticação, em muitos casos, não tinha paralelo na Europa. Nas Américas viviam entre 40 e 60 milhões de pessoas, segundo estimativas mais recentes.

O continente americano estava inteiramente povoado na época da chegada de Cristóvão Colombo. Além de coletores, divididos em vários povos e espalhados por todo o continente, havia civilizações organizadas em imponentes impérios, como é o caso dos Maias, dos Astecas e dos Incas.

Por volta do terceiro milênio antes de Cristo surgiram as primeiras aldeias agrícolas da América. Os principais vegetais cultivados eram o milho, a batata, o feijão e a abóbora. Em pouco mais de mil anos a técnica agrícola se expandiu por várias regiões do continente, embora não se saiba ainda como isso ocorreu.

12 de outubro de 1492

Convencionou-se o estabelecimento da data de 1492 como marco para se referir à chegada dos europeus ao continente americano. Na data 12 de outubro de 1492, a expedição de Cristóvão Colombo chegou à ilha de Guanahani, localizada no Caribe, que corresponde, atualmente, às Bahamas.

A chegada de Cristóvão Colombo (1451-1506) à porção central americana, no ano de 1492, foi o principal marco histórico da colonização da América. O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que atuou no processo de colonização americana.

Ao contrário do que fizeram parecer muitos relatos de europeus na época, o continente era muito povoado e abrigava sociedades dinâmicas, cuja sofisticação, em muitos casos, não tinha paralelo na Europa. Nas Américas viviam entre 40 e 60 milhões de pessoas, segundo estimativas mais recentes.

A expedição de Colombo não foi a primeira expedição europeia a chegar à América. Os primeiros europeus a chegarem a esse continente foram os vikings, liderados por Leif Eriksson, um explorador que liderou uma expedição com 35 homens, no final do século X, e chegou à região da Terra Nova, atual Canadá.

Santo Domingo

Oficialmente, a cidade mais antiga das Américas é Santo Domingo, capital da República Dominicana, fundada em 1498. Seguindo pelas águas azuis do Caribe, a colonização espanhola chegou ao México e fundou a cidade continental inicial das Américas, à época chamada de Villa Rica de La Cruz, atualmente Veracruz, em 1519.

Uma das teorias sobre o povoamento das Américas afirma que os primeiros humanos chegaram à região ao cruzarem o Estreito de Bering. Estudos de arqueologia dizem que grupos humanos, acompanhando manadas de mamute (tipo de elefante já extinto), teriam passado pelo Estreito, iniciando assim a ocupação das Américas.

Introdução. O Descobrimento da América aconteceu em 1492, quando o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou à Ilha de Guanahani, nas Antilhas (rebatizada posteriormente como San Salvador).

Cristóvão Colombo teria “descoberto” a América do Norte pouco antes de Cabral “descobrir” o Brasil. Apenas oito anos separam as duas datas. Contudo, 500 anos depois, uma distância abissal separa o atual estágio de desenvolvimento dos dois países. Os Estados Unidos são uma nação altamente desenvolvida.

Os territórios alcançados por Cristóvão Colombo em 1492, ficariam conhecidos como América, numa espécie de homenagem ao navegador Américo Vespúcio, que fornecera inúmeras informações aos europeus sobre o novo continente.

Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador genovês. Foi o primeiro europeu a chegar nas terras do continente americano, chamado de Novo Mundo, em 1492.

Canadá

Canadá, que é o maior país do subcontinente; Estados Unidos; e. México, que é o menor deles.