O que tem dentro de um coração humano?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O coração humano é formado basicamente por tecido muscular estriado cardíaco, um tecido de contração involuntária. A parede do coração é formada por três camadas: a interna, também chamada de endocárdio; a média, também chamada de miocárdio; e a externa, também chamada de epicárdio.

Internamente, o coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). O átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias sistêmicas, e o bombeia para o ventrículo direito, que em seguida o encaminha aos pulmões.

7.500 litros

Por dia, o coração bate cerca de 100 mil vezes e é capaz de bombear até 7.500 litros de sangue.

Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

Vermelho

Vermelho é a cor do nosso sangue e é a que mais representa o coração humano.

Sem atividade no tronco cerebral, a vida humana podia ser considerada extinta. Mesmo na ausência de um tronco cerebral em funcionamento, o coração continua a repetir suas sístoles e diástoles, garantindo acesso de oxigênio ao resto do organismo para as atividades inerentes à vida vegetativa.

Suas batidas são controladas por sinais elétricos que se espalham pelas células das câmaras cardíacas. Os átrios se contraem primeiro, para depois contrair os ventrículos, e assim surge a batida que a gente conhece.

Normalmente, as mitocôndrias (responsáveis por fornecer energia para as células) alimentam os músculos, e isso também se aplica aos cardiomiócitos. No entanto, eles têm até 10 vezes a densidade das mitocôndrias, disparando sua produção de energia. Isso ajuda a explicar por que o coração não se cansa tão facilmente.

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

Tronco Encefálico. Este é responsável pelas funções involuntárias de: Respiração, Ritmo dos batimentos cardíacos e Pressão Arterial.

miocárdio

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio). O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea. Essas características são essenciais na fisiologia cardíaca, visto que é o que possibilita os batimentos do coração, o que impulsiona o sangue na circulação.

No coração temos três tipos de veias; as veias Cavas, Superior e Inferior – que trazem a maior parte do sangue do nosso corpo, as pulmonares – que trazem sangue do pulmão (neste caso ocorre uma exceção à regra, pois o sangue nelas está oxigenado) e as veias do próprio órgão, como as Interventriculares, Marginais, ...

pericárdio

O pericárdio é um saco seroso de tecido conjuntivo fibroso que envolve e protege o coração, separando-o dos outros órgãos do mediastino. Contém liquido pericárdico com a finalidade de proteger o coração contra atritos durante as movimentações das contrações (VAN DE GRAAFF, 2003; DANGELO; FATTINI, 2006).

O coração branco pode ser usado simbolizar paz e tranquilidade, assim como carinho, afeto e compaixão. Também pode indicar pureza, bondade e inocência ou o simples desejo de comer chocolate branco. Para finalizar, costuma ser o símbolo escolhido para comunicar o falecimento de algum ente querido.

1. O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. É dividido em 4 partes: 2 átrios e 2 ventrículos. 2.