O que tem dentro do coração do ser humano?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - o átrio - e uma inferior - o ventrículo.

Internamente, o coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). O átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias sistêmicas, e o bombeia para o ventrículo direito, que em seguida o encaminha aos pulmões.

O coração é um músculo especializado que bombeia sangue para o organismo. O sangue transporta oxigénio e nutrientes para todas as partes do corpo, assim como resíduos para vários órgãos, nomeadamente os pulmões e os rins, para serem eliminados. O coração está dividido em duas bombas que funcionam em conjunto.

7.500 litros

Por dia, o coração bate cerca de 100 mil vezes e é capaz de bombear até 7.500 litros de sangue.

O coração é um órgão muscular presente no sistema cardiovascular que atua como uma bomba. Dessa forma, ele pode contrair-se (sístole) e relaxar (diástole) de forma rítmica, propulsionando o sangue para fluir por todo o corpo e retornar até ele. O coração é constituído por duas ou mais câmaras.

Sem atividade no tronco cerebral, a vida humana podia ser considerada extinta. Mesmo na ausência de um tronco cerebral em funcionamento, o coração continua a repetir suas sístoles e diástoles, garantindo acesso de oxigênio ao resto do organismo para as atividades inerentes à vida vegetativa.

Suas batidas são controladas por sinais elétricos que se espalham pelas células das câmaras cardíacas. Os átrios se contraem primeiro, para depois contrair os ventrículos, e assim surge a batida que a gente conhece.

Normalmente, as mitocôndrias (responsáveis por fornecer energia para as células) alimentam os músculos, e isso também se aplica aos cardiomiócitos. No entanto, eles têm até 10 vezes a densidade das mitocôndrias, disparando sua produção de energia. Isso ajuda a explicar por que o coração não se cansa tão facilmente.

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. É dividido em 4 partes: 2 átrios e 2 ventrículos. 2. O coração funciona ao ritmo médio de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida.

Tronco Encefálico. Este é responsável pelas funções involuntárias de: Respiração, Ritmo dos batimentos cardíacos e Pressão Arterial.

Esse órgão normalmente está situado no lado esquerdo do peito, mas em um pequeno percentual das gestações ele pode se formar do lado direito, ou podem ocorrer outras anomalias de posicionamento, algumas incompatíveis com a vida.

2 km/h

Curiosidades sobre o sangue
A cada batida o coração bombeia 90 mililitros de sangue, que percorrem perto de 96.500 km de veias e artérias em um minuto. O sangue flui a uma velocidade média de 2 km/h.

O coração bombeia o sangue. leia mais para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.