Como Faustão consegue transplante?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Faustão foi internado em 5 de agosto por insuficiência cardíaca e recebeu pouco depois a indicação para um transplante, quando foi, também, inserido na fila única de transplantes de órgãos no país, gerida pelo Ministério da Saúde.

Como Faustão conseguiu um coração tão rápido? Isso porque, embora, no geral, o paciente seja inserido na ordem cronológica, ou seja, pela data da indicação para o recebimento do novo órgão, fatores como a gravidade do caso tornam o caso “prioridade”, o que faz com que o indivíduo vá para o início da fila.

Fausto recebeu o coração após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão. De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, durante a madrugada de ontem, o sistema localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante.

Em 1994, ele ficou cinco dias internado com insuficiência cardíaca grave até receber o coração. No caso dele, o transplante era necessário porque tinha uma miocardiopatia dilatada, doença em que o coração aumenta seu tamanho e não trabalha satisfatoriamente.

O apresentador Fausto Silva voltou a ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (18), 22 dias depois de ter sido submetido a um transplante de coração na mesma unidade para passar por exames. A informação foi divulgada pelo hospital nesta quarta-feira (20).

O órgão que salvou a vida do apresentador pertencia ao jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, segundo o jornal O Globo. O homem morreu no dia 28 de agosto, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), enquanto trabalhava como pedreiro em um apartamento em Santos, no litoral de São Paulo.

Os valores já divulgados sobre o patrimônio acumulado do apresentador variam de fonte para fonte. A coluna do Ricardo Feltrin, do UOL, afirma que Faustão tem um patrimônio avaliado em R$ 1,1 bilhão.

Em resposta, a pasta respondeu que o valor de transplante de coração ressarcido pelo SUS é de R$ 37.052,69.

“O paciente Fausto Silva apresenta boa recuperação após a realização de transplante de coração no dia 27 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein. Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão.

O apresentador, que está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, já foi incluído na fila de transplantes — organizada pelo SUS e com critérios que minimizam prioridades baseadas na renda.

E, seguindo uma rotina de cuidados, essa expectativa pode ser duradoura. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), cerca de 47% dos brasileiros que recebem um novo coração sobrevivem mais de dez anos após o transplante.

A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador. Faustão tem o tipo sanguíneo B, segundo a Central.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está enfrentando um agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, o que o fez passar por um transplante de coração. Ele chegou a ser submetido a diálise por conta das complicações.

O apresentador, que deixará a Globo no final deste ano, perdeu 24 quilos após o tratamento de um edema linfático em uma das pernas.