O que significa quando o cachorro fica muito perto do dono espiritual?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

A confiança como significado espiritual do cachorro também é refletida em sua capacidade de acreditar no melhor de cada um. Outro significado espiritual dos cachorros tem a ver com sua gentileza e compaixão: eles são um lembrete de que ter cuidado e consideração pelo outro é uma maneira mais leve de se levar a vida.

Além do Homo sapiens, nossa própria espécie, os cães são os amigos espirituais mais próximos de nós. Auxiliam na labuta e travessia de quem busca uma vida espiritualizada. Como demonstração, tenho um conjunto pessoal bastante significativo de acontecimentos que vivenciei ou que acompanhei de perto.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

Comportamento canino: os cães interpretam a comunicação humana também pelo tom de voz. Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras.

2 – O cachorro está me encarando porque quer carinho
O amor incondicional por um cachorro costuma ser irresistível. Quando um vínculo emocional estreito se desenvolve entre o cão e os pais do animal, o cão às vezes usa o olhar para mostrar afeto. Com um olhar afetuoso, o cão terá uma expressão gentil.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

"Eles podem ter um favorito, ou até ter uma pessoa preferida em casa para brincar e outra diferente para passear, mas muitas vezes tudo se resume aos relacionamentos individuais construídos com cada uma ao longo do tempo", explica.

Mas será que eles também sentem quando os donos estão doentes ou vão morrer? Quem vive com um cachorro sabe que ele é capaz de detectar o humor dos familiares: isto vale tanto para humanos, quanto para gatos e até mesmo aves. Eles também são capazes de identificar algumas condições graves de saúde.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Ansiedade
Alguns cães muito ansiosos podem ficar inquietos, e caminhar de um lado para o outro ou em círculos podem ser formas de extravasar esta emoção. A ansiedade pode ter muitas causas, incluindo: medo de trovões/ fogos de artifício, ansiedade por separação, traumas, ou até mesmo transtorno obsessivo-compulsivo.

A energia do cão é de proteção, bondade e perdão.