O que o ovo representa na Bíblia?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

5Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha. Quem comer tais ovos encontra a morte e de cada ovo esmagado sai uma víbora.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

E pra quem acredita que ovo engorda e quer saber quantas calorias tem um ovo, não há motivo para se desesperar. Afinal, o alimento traz saciedade e 100g de ovo cozido fornecem 125 calorias. Além disso, nenhum alimento isoladamente tem poder de engordar ou emagrecer.

A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.

O beitzá (ovo cozido) é usado durante o Pessach para representar a dureza do coração do faraó que não quis liberar os judeus e o ciclo da vida. Em diversas outras culturas, o ovo representa fertilidade, abundância e renascimento, e faz parte das comemorações da Páscoa desde o século 13.

Há indícios de que ele começou a ser utilizado na alimentação em torno de 3200 a.C., época mais ou menos simultânea à domesticação da galinha. Aos poucos, tornou-se ingrediente de destaque em grandes banquetes das civilizações mesopotâmicas.

A explicação religiosa aponta a galinha como antecessora do ovo. Segundo a Bíblia, no quinto dia, Deus criou todas as aves, abeçoou-as a disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!”. E foi então que elas chocaram os primeiros ovos.

Ovos são produtos de origem animal, mas se diferem da carne por conta da sua origem biológica. O que conhecemos como “carne” é o que corresponde às estruturas do corpo de um animal, como a pele, os tecidos, a gordura, os órgãos e outros. Os ovos, apesar de virem do animal, não fazem parte desse grupo.

Ou há gosto na clara do ovo? 7 Nessas coisas a minha alma recusa tocar, pois são para mim qual comida repugnante. 8 Quem dera que se cumprisse o meu rogo, e que Deus me desse o que anelo! 6 Ou comer-se-á sem sal o que é insípido?

O Novo Testamento derrubou todas as restrições alimentares para o povo de Deus, dessa forma, a Bíblia não impõe a proibição ou o consumo de ovos.

Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados. Mas se você pensa assim realisticamente, literalmente não faz sentido porque o coelho não é um animal que bota ovo".

Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa.

Até mesmo adeptos de religiões que não seguem o cristianismo — e, por isso, não celebram a Páscoa cristã —, aproveitam a data como pretexto para degustar os doces feitos de cacau. Eles são a sensação da festa religiosa, marcada pela memória à paixão e ressureição de Jesus Cristo.

  • Faz bem para o cérebro.
  • Ajuda na saúde ocular.
  • Dá mais saciedade.
  • Não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
  • Faz bem para quem tem diabetes.
  • Formas de consumir ovo.