O que significa intervenção militar?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Esse tipo de intervenção é previsto para evitar situações de conflito armado, ou seja, uma guerra. Se algum país da América do Sul ameaçar invadir o território brasileiro, em vez de decretar guerra, o governo pode autorizar uma intervenção para repelir os invasores com auxílio das Forças Armadas.

Intervenção - Ato de intervir, interferir, interceder, emitir opinião, contribuir com ideias. Intervenção artística seria então intervir, interferir, interceder, emitir opinião, contribuir com ideias por meio da arte, usando a linguagem artística.

Em boa parte dos casos, a ideia de intervenção militar parte de setores conservadores da sociedade. Seus defensores, pelo menos no Brasil, costumam ser contrários a medidas como legalização do aborto, das drogas e reconhecimento do casamento homoafetivo. Há também uma defesa à família tradicional e valores religiosos.

Segundo relatos publicados pelo Departamento de Documentação Histórica da Fundação Getúlio Vargas: "Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil. ...

O golpe de Estado no Brasil em 1964 foi a deposição do presidente brasileiro João Goulart por um golpe militar de 31 de março a 1.º de abril de 1964, pondo fim à Quarta República (1946–1964) e iniciando a ditadura militar brasileira (1964–1985).

Uma intervenção militar só pode ocorrer de forma legal quando há concordância de sua necessidade pelos poderes constituídos. Intervenção militar é uma ação realizada por forças militares, seja no interior do próprio país, seja contra outro território.

Desde que a Constituição Federal foi promulgada em 1988, o Brasil presenciou três intervenções federais. A primeira, iniciada fevereiro de 2018, durante o governo de Michel Temer, permitiu que o governo interviesse no Rio de Janeiro para solucionar problemas relacionados com a segurança pública daquele estado.

Significado de Intervenção
Ação de expressar, de modo escrito ou artístico, um ponto de vista, acrescentando argumentos ou ideias. [Jurídico] Ação de violar a soberania de um Estado não dependente; intervenção militar: a intervenção anglo-americana no Afeganistão.

No dia 1º de abril de 1964, após três anos do governo João Goulart, os militares tomam o poder e depõem o presidente, no que hoje é chamado "Golpe civil-militar de 64".

Nos últimos dias, com a sucessão de derrotas impostas ao governo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a repetir o mantra da 'intervenção das Forças Armadas como Poder Moderador' para enfrentar o STF.

A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo em nome da “segurança nacional”. A ditadura ficou marcada pelas prisões arbitrárias, cassações, expurgos, tortura, execuções, desaparecimento de cadáveres e até mesmo por atentados com bombas.

Humberto de Alencar Castello Branco

Humberto de Alencar Castello Branco GOA • GColIH (Fortaleza, 20 de setembro de 1897 – Fortaleza, 18 de julho de 1967) foi um militar e político brasileiro. Foi o 26.º presidente do Brasil, o primeiro do período da Ditadura Militar, tendo sido um dos articuladores do Golpe Militar de 1964.

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi o período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

1 Ato de intervir. 2 Ato de tomar parte em uma discussão, emitindo opiniões ou contribuindo com ideias. 3 Interferência do Estado no domínio econômico, geralmente para regular coisas ou apurar irregularidades.