O que significa gritar à noite?

Perguntado por: mespinosa . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Estes gritos noturnos denominam-se parassonias, e consistem em comportamentos ou experiências involuntárias durante o sono. Os gritos noturnos são um transtorno de excitação, e ocorrem durante o sono N3, a etapa mais profunda do sono, com movimentos oculares não rápidos (NREM), tal como indica a Clínica Mayo.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

Apesar de ser muito incômodo, não há um tratamento eficaz para o terror noturno em si. O distúrbio tende a desaparecer à medida que a criança cresce. Caso os episódios sejam muito comuns ou muito intensos, medicamentos podem ajudá-la a dormir. Esses devem ser prescritos por um médico.

Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno. A fisiopatologia desse distúrbio ainda é desconhecida. Entretanto, supõe-se que uma instabilidade do sono de ondas lentas tenha parte no mecanismo patológico.

Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas. Com isso, quem está quase dormindo ou acordando, de repente, não consegue realizar movimentos voluntários, falar ou gritar. Mas, sente um aperto no peito e pode ter alucinações.

Na Bíblia essa expressão é utilizada de forma figurada para falar dos perigos e calamidades que cercam os homens. Nesse sentido o salmista escreve: “Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia” (Salmo 91:5).

O Terror Noturno não tem causas ainda conhecidas, mas alguns estudos apontam que pode estar relacionado com distúrbios no desenvolvimento do sistema nervoso central. Também se acredita que os pacientes com essa enfermidade tenham predisposição genética a ela, embora nem sempre associada a fatores hereditários.

Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia.

Gritar enquanto dorme é algo mais comum do que pensamos, e tem uma explicação científica que o vai tranquilizar.

Doenças, privação de sono, estresse e até mesmo febre são situações que podem estar relacionadas aos episódios de terror noturno e a duração é entre um e dez minutos. Geralmente, o distúrbio se manifesta entre os 4 e 12 anos de idade, mas os adultos também podem apresentar.

O pesadelo é um distúrbio do sono em que a criança se desperta e pode ficar assustada com os sonhos ruins que teve. Já no terror noturno, no geral, ela não acorda e parece estar em transe, podendo apresentar choro, agitação e suor no corpo.

Os pesadelos estão associados à ansiedade, estresse, preocupação e medo. Eles normalmente ocorrem quando as pessoas passam por um momento de dificuldade, o qual naturalmente causa angústia e inquietação.