O que significa galinha no candomblé?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Um símbolo vivo de alguém que já morreu. E este símbolo deverá estar sempre em todos os rituais em nossa honra. Este símbolo representará, com sua presença, a todos aqueles que um dia receberam o sagrado, a ligação entre o seu ORÍ com a sua essência primordial.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

No âmbito das práticas de sacrifício, como já citado, existem certos rituais que são utilizadas para curar doenças, onde se acredita que a doença do ser humano é trocada pela saúde do animal, geralmente um galo ou uma galinha.

Etù – A galinha D'Angola.

Galinhas da Angola, ou numida melagris galeata, constituem uma espécie avícola cujas características são bastante próximas às dos faisões. Essa ave é originária da África sendo trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização.

J. O valor religioso do frango, do ponto de vista do sacrifício, se apoia nesses dados. Sacrificar essa ave é sacrificar o substituto do mundo. Para os alquimistas, o frango simboliza as três fases de evolução da obra, em função de sua crista vermelha, suas penas brancas, suas paras negras.

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Foi lembrado que todos que os Orixás masculinos comem galos e os femininos galinhas, com exceção do orixá Oxalá que come galinha, da mesma forma que os 4 pés, onde os Orixás masculinos comem bichos do sexo masculino e os do sexo feminino comem bichos do sexo feminino, com exceção do Oxalá.

A cozinha dos terreiros é apoiada em três pilares: o camarão seco, a cebola e o azeite de dendê. O texto mostra que esses e outros itens, como feijão-fradinho, quiabo, inhame e milho branco, são a base de pratos como omolocum, caruru, acará, ipeté e acaçá --comidas ofertadas aos orixás.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.

Ibiri

Seu símbolo é o Ibiri, um bastão de hastes de palmeira.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

Este símbolo deverá representar o ser humano em qualquer situação, também que possa ser renovado constantemente. Um símbolo vivo de alguém que já morreu. E este símbolo deverá estar sempre em todos os rituais em nossa honra.

A galinha-d'angola fornece carne com sabor de ave de caça, semelhante a carne de faisão ou galinha caipira, cujo hábito de consumo vem sendo cada vez mais difundido, além de ovos nutritivos. Dessa forma, como dissemos, essa atividade pode contribuir para a renda mensal do criador, inclusive na agricultura familiar.

Se em seu sonho você vê uma galinha preta, isso é um símbolo de dinheiro e fortuna. Se ela for gorda, sugere lucros consideráveis; a magra sugere lucros limitados. Mas se a galinha preta estiver engaiolada em seu sonho, isso pode ser indício de problemas financeiros em um futuro próximo.