O que significa alta liquidez?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 20 votos

Dizemos que um investimento tem alta liquidez quando as regras de resgate permitem o saque a qualquer momento sem grandes penalidades.

Investimentos de alta liquidez
O investimento de alta liquidez é aquele que permite o resgate a qualquer momento que o investidor quiser. Ele é fácil e rápido de resgatar e não causa prejuízo para o investidor, respeitando as regras de liquidez do fundo. Normalmente, os investimentos de renda fixa têm alta liquidez.

Afinal, a liquidez está diretamente ligada às possibilidades de rendimento do investimento. Por exemplo, deixar dinheiro em produtos de liquidez alta é útil para ter suporte em emergências. De outro lado, ativos com liquidez mais baixa são aqueles que costumam promover a otimização dos seus ganhos.

Mas já adiantando, quanto maior é a liquidez, menor tende a ser a rentabilidade de um investimento, em geral.

O que é liquidez financeira
Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos. Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.

O cálculo da liquidez corrente é a divisão do ativo circulante pelo passivo circulante da empresa. Se o resultado for acima de 1, é sinal que a empresa está com boa saúde financeira, pois tem caixa para pagar praticamente todas as obrigações no curto prazo.

Qualidade do que é ilíquido. 2. Incapacidade para dispor imediatamente de dinheiro ou para fazer pagamentos.

Os títulos públicos — Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro RendA+ — podem ser boas escolhas para ter investimentos com liquidez diária na sua carteira. Eles são emitidos pelo Tesouro Nacional, têm garantia atrelada ao Governo Federal e são negociados na plataforma Tesouro Direto.

Portanto, um ativo com baixa liquidez é aquele que oferece mais dificuldade para ser convertido em dinheiro, seja pelo tempo necessário para o investimento ser liquidado, seja pela falta de compradores do mesmo. A liquidez envolve dois aspectos importantes: perda de valor; facilidade de conversão.

Logo, se a liquidez seca for maior do que 1, a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo. Por outro lado, se for menor do que 1, a empresa não possui capital adequado para suportar suas obrigações financeiras.

Se a liquidez geral for maior do que 1, se entende que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com todas as suas obrigações. Se a liquidez geral for igual a 1, o capital e as obrigações são equivalentes.

Quando se trata de análise financeira, é muito comum que se fale sobre liquidez. Porém você sabe a importância que ela tem para a saúde financeira da sua empresa? Ela permite avaliar a capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações financeiras e garantir a continuidade das operações.

Fornecer liquidez é outra estratégia popular. Isso envolve depositar suas moedas em uma corretora descentralizada, onde elas são usadas para facilitar as negociações. Em troca, você recebe uma parte das taxas de negociação. Isso pode ser feito através de plataformas como Uniswap (Ethereum) e PancakeSwap (BNB Chain).

Quais são os tipos de índices de liquidez e como calculá-los?

  • Liquidez Corrente. ...
  • Liquidez Seca. ...
  • Liquidez Imediata. ...
  • Liquidez Geral.

Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos. A seguir, temos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender como este é um conceito importante na hora de investir.

Uma forma fácil de observar liquidez são os ranges: o ativo oscila em uma faixa de valor estreita durante um longo tempo. Fica fácil imaginar que ali, nesse retângulo, muito dinheiro trocou de mão e muitos ativos também.