Qual a diferença entre bem e ativo?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 14 votos

É importante entender que bens são tudo aquilo que a empresa possui e que estão em seu poder, por exemplo, máquinas, equipamentos e estoques. Já os direitos são os ativos que a empresa possui, porém não estão sob seu poder, por exemplo, contas a receber de clientes que efetuaram compras a prazo.

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Ativos de uma empresa são os bens e direitos que uma empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários, proporcionando ganhos. Por bens, conhecemos: o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadoria.

Significado de Bens. substantivo masculino plural O que é propriedade de alguém; propriedade, domínio. Bens materiais. As propriedades adquiridas por um indivíduo ao longo da vida; aquilo que uma pessoa possui de valor.

Do ponto de vista contábil, bens são tudo aquilo que uma entidade possui ou possa possuir em seu patrimônio, seja com a finalidade de uso, de troca ou de consumo, e que possa ser avaliado em moeda. Os bens (materiais e imateriais) de uma entidade podem ser utilizados para uso, troca ou consumo próprio.

"Hoje, o principal ativo de uma empresa é o capital humano.

O termo faz referência a todos os itens que possuem um valor comercial ou um bem, que pode ser negociado entre duas pessoas ou agentes. Além disso, outra característica é que eles proporcionam fazem parte do patrimônio de um indivíduo.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.

Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos. Eles representam os itens que geram custos para a empresa, sejam eles de manutenção ou gastos em geral, como dívidas, salários de colaboradores, energia elétrica, licenciamento de softwares, entre outros.

Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição. Os exemplos que podemos citar são: Impostos a recolher, salários a pagar, fornecedores a pagar, enfim, são as obrigações que uma empresa tem para com terceiros.

Nos termos financeiros, o ativo e o passivo também são bastante relacionados. Enquanto o ativo caracteriza os bens, direitos e aplicações que tragam benefícios futuros para a entidade ou empresa, o passivo compreende todo o montante que ela deve pagar, seja de dívidas, obrigações e compromissos financeiros.