O que significa a palavra Skol?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Skol é uma palavra derivada das línguas escandinavas e usada pelos nórdicos para fazer um brinde. Corresponde ao Português "Saúde!". Em Sueco escreve-se “skål” e no Dinamarquês e Norueguês “skaal”, sendo que o significado literal é "tigela, copo".

* Quando você brinda em algumas regiões da escandinávia a palavra que se fala é “skål“, a pronuncia é “skol”; * Cerveja em norueguês e dinamarquês é øl; * Os Vikings quando voltavam de suas batalhas eram recebidos com canecos de cerveja, era uma bebida considerada quase fortificante.

Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à vossa saúde/à nossa saúde”, expressão que muitas pessoas usam antes de fazer um brinde ao levantarem seus copos. A cerveja SKOL PILSEN chegou ao Brasil pouco depois, no dia 5 de agosto de 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente.

Os nórdicos acreditavam que dois lobos, chamados Hati (aquele que odeia) e Sköll (aquele que zomba), devorariam o Sol e a Lua, iniciando o Ragnarök. Ragnarök é o termo dado à crença dos vikings a respeito da morte de seus deuses e do fim da era em que viviam.

A marca Skol foi criada em 25 de agosto de 1964, na Europa, pela cervejaria dinamarquesa Carlsberg. O seu nome em sueco skål, quer dizer “à sua saúde”, uma saudação utilizada ao brindar.

Weihenstephan

1 – Weihenstephan – Alemanha
A cervejaria Weihenstephan começou a fabricar a bebida em 1040, ou seja, possui quase mil anos de história.

Bohemia

A Bohemia foi a primeira cervejaria fundada no Brasil, sendo criada em 1853 pelo colono alemão Henrique Kremer, na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Ela é a cerveja mais antiga ainda em produção no Brasil.

Além de ocasionar algumas doenças como cirrose no fígado, esteatose hepática e hepatite alcoólica, o consumo exacerbado da bebida também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que nos dias atuais compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.

Na mitologia nórdica, Skoll (ou Sköll, "Treachery" em nórdico antigo) é um lobo que persegue os cavalos Arvak e Alsvid, os quais puxam carruagem Alfrodul que carrega a deusa Sól tentando comê-la. Skoll tinha um irmão, chamado Hati, que caçava a lua. Ambos são filhos de Fenrir e netos de Loki.

Religião nórdica
Os nórdicos, assim como a maior parte dos povos da antiguidade, eram politeístas; acreditavam, portanto, em vários deuses. Além da crença em vários deuses, os nórdicos acreditavam também na existência de seres sobrenaturais e mágicos como fadas, elfos, anões encantados, gigantes, bruxas e videntes.