O que significa a palavra antropologia bíblica?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

A antropologia é a área da ciência que se dedica ao estudo aprofundado sobre o ser humano. A antropologia bíblica, por sua vez, volta-se à articulação entre a existência humana e as escrituras sagradas, refletindo sobre a vida individual e coletiva, e também sobre a realidade prática.

Deus não cria um corpo ou uma alma, mas o ser humano na to- talidade antropológica. Deus cria o ser humano todo e não um aspecto de sua constituição antropológica. Adam (ser humano) é extraído da Adamah (terra).

Ela trata da respectividade e relação do ser humano com Deus a partir da vida de Jesus de Nazaré que é para os cristãos o lugar da revelação plena e definitiva do mistério de Deus e do mistério do ser humano. Começa tratando da origem, do contexto, dos riscos e dos fundamentos teológicos dessa disciplina.

RESUMO: A tradição da antropologia teológica está fundada na afirmação do ser humano criado à imagem e semelhança com Deus. Muitos teólogos enfatizam uma nova posição, também adotada pelo Vaticano II – especialmente na GS -: é Cristo quem dá a singularidade teológica ao ser humano.

O objetivo da Antropologia é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser. A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura.

Para a antropologia, a religião não é um modo arcaico do pensamento científico; é, ao contrário, um espaço distintivo da prática e da crença humanas que não pode ser reduzido a nenhum outro.

A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.

Trata-se de um estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência. Esse estudo pode ser feito a partir de diferentes teologias (cristã, judaica, islâmica, etc.).

O antropólogo é o profissional encarregado dos estudos da antropologia. Para conhecer e analisar a cultura dos povos atuais e extintos, os antropólogos consultam livros, fotos, registros orais, depoimentos e outras fontes de pesquisa.

Hoje em dia, a Antropologia estuda também as diferenças na nossa própria sociedade, mas foi uma disciplina que se constituiu a partir do estudo de sociedades diferentes da nossa, construindo seu objeto de maneira distinta da psicanálise e da sociologia.

O que é Antropologia:
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano em sua totalidade. O ser humano é compreendido pela antropologia em sua dimensão biológica, cultural e social, simultaneamente. O termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).