O que significa a aliança de casamento?

Perguntado por: rteixeira7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.

Aliança, segundo as Escrituras Sagradas, foi cada um dos pactos que Deus fez com os homens. A Velha Aliança faz parte do Velho Testamento, enquanto a Nova Aliança está presente no Novo Testamento e foi estabelecida através de Jesus Cristo.

A palavra aliança deriva do latim “alligare”, que significa “compor” ou “ligar-se a”. Em outras palavras, significa fazer um acordo, pacto ou união com algo ou alguém. Sendo assim, as alianças de casamento significam o comprometimento, fidelidade, união e amor entre duas pessoas.

Aliança é o ato ou efeito de aliar-se. É um pacto, um ajuste, um acordo. É a união harmoniosa de coisas diferentes entre si. Gramaticalmente é um substantivo feminino, com origem do francês alliance.

Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

O casamento foi ordenado por Deus
Deus instituiu a relação marital como uma parceria igual que se iniciou com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e no mundo vindouro.

Sendo símbolo da imortalidade, o ouro nas alianças de casamento são o símbolo da união mais elevada entre o um casal. Isso porque reflete a opção de um casal eternizar a união. As alianças são o símbolo maior de fidelidade e lealdade, conjugada com o dourado do amor, remete ao amor e companheirismo.

Obrigatório não é, até por que ninguém é obrigado a nada, né? (nem a casar, nem a comprar um anel de noivado ou nem a usar alianças hehehe). O anel de noivado não é um item obrigatório e é justamente isso o que o torna tão especial. Você compra porque faz questão.

Por que tirar a aliança do dedo? Tirar a aliança do dedo pode até parecer que você não queira mostrar o seu compromisso, mas não é verdade! No fundo, você está protegendo o símbolo da união para não estragar, não machucar ou até perder. Será necessário, em alguns momentos, tirar a joia da mão para não correr riscos.

O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.

1- Só jogue fora a aliança se você estiver em local fechado e protegido. Você terá a certeza de que ela não sumirá para sempre. 2- Evite jogar com muita força para que ela não caia longe do alcance da vista. Quanto mais fácil de ser encontrada melhor.

Eu, recebo-te por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe”. O casamento é, sem dúvida, um compromisso que deve ir para além das palavras.

Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus . Depois, há a aliança davídica (2 Sm 7:16): “E a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de mim.

“O rei se pôs em pé junto à coluna e fez aliança ante o Senhor, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo anuiu a esta aliança” (2 Rs 23:3).