Pode usar aliança diferente?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 17 votos

De um jeito ou de outro, o importante é que você saiba que não existe nenhuma regra que impeça o casal de escolher alianças com estilos completamente diferentes.

Usar anel dos outros
Isso é derivado da crença de que as energias podem permanecer em objetos de trauma, como um casamento desfeito – sugerindo que, se alguém usasse uma aliança de casamento de um divórcio, ela passaria energia para o portador de um relacionamento mal sucedido.

Sendo assim, as alianças de namoro podem ser usadas em qualquer dedo. A maneira mais comum de usar uma aliança de namoro é no dedo do da mão direita. Mas, por exemplo, nos Estados Unidos, o uso é feito da forma contrária, no dedo da mão esquerda usa-se a aliança de casamento e na direita a de casamento.

Sendo símbolo da imortalidade, o ouro nas alianças de casamento são o símbolo da união mais elevada entre o um casal. Isso porque reflete a opção de um casal eternizar a união. As alianças são o símbolo maior de fidelidade e lealdade, conjugada com o dourado do amor, remete ao amor e companheirismo.

Resposta: Vale sim. Custam em média 90% menos que uma aliança feita com ouro 18k no mesmo modelo. Tem a mesma cor e durabilidade do ouro, não desbotam nem descascam e podem ser polidar sempre que necessário. É uma ótima opção (custo x benefício) para alianças usadas em compromisso, noivado e casamento.

Em paralelo, ainda há mais uma alternativa para como usar aliança e anel solitário. Nesse caso, você pode utilizar o solitário na mão direita e manter a aliança, como de praxe, na mão esquerda. Ambas as composições ficam lindíssimas, e, claro, com muita história para contar.

Uma única aliança no dedo anelar da mão esquerda era sinônimo de casado, duas alianças naquele mesmo dedo denotavam viuvez. Era comum tanto na mão do viúvo, quanto da viúva, embora, pelo que percebia, as mulheres pareciam bem mais fiéis aos seus maridos mortos.

O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.

Anel e aliança são duas joias distintas, mas podem ser usadas juntas, desde que a combinação fique harmônica e confortável. Além disso, o segundo anel precisa ser discreto para não roubar o destaque da aliança de prata que, devido ao valor sentimental, deve ser o acessório principal do visual.

Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.

Quem paga as alianças de casamento? Segundo a tradição quem paga as alianças de casamento são os padrinhos. Contudo atualmente essa tradição tem-se perdido e costumam ser os próprios noivos a pagar as mesmas.

Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso. O Juiz de Paz faz seu discurso formal e termina com a tradicional pergunta sobre ambos realizarem o ato de livre e espontânea vontade.

Não existe nenhuma restrição em relação a utilização da aliança em ouro branco, se tratando apenas de uma questão de estilo, gosto e desejos dos noivos. Saiba como escolher a aliança de casamento perfeita!

Desvantagens da aliança de moeda antiga
Outro ponto fraco dessa aliança é a sua oxidação mais fácil do que a aliança de ouro, podendo ter um aspecto fosco com o passar do tempo.

A cor da aliança de moeda antiga é pra sempre e precisa de limpezas periódicas de forma caseira, já a aliança banhada precisa repor o banho depois de um tempo (temos o prazo médio de utilização que é de 1 ano, 1 ano e meio dependendo de como cuida).

Antigamente, os casais realizavam o processo de renovação, após 20 ou 50 anos. Atualmente, após 5 anos de casamento, os casais já estão fazendo a reafirmação. Durante esta reafirmação, pode ter festa, troca de novas alianças, lua de mel e muito mais. Tudo depende do gosto do casal.