O que se passou durante a Primeira República?

Perguntado por: agil . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Importante mencionar que a Primeira República foi um período marcado por tensões sociais que resultaram em conflitos por diferentes regiões do Brasil. Aqui podemos citar a Guerra de Canudos, Revolta da Armada, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata etc.

Durante este período, o país esteve regido pela Constituição promulgada em 1891. A Carta Magna estabelecia o regime presidencialista, o voto aos maiores de 21 anos, liberdade de culto, obrigatoriedade do casamento civil, entre outras medidas.

Revoltas da República Velha

  • Guerra de Canudos.
  • Revolta da Armada.
  • Revolta da Vacina.
  • Revolta da Chibata.
  • Guerra do Contestado.
  • Revolta do Forte de Copacabana.
  • Revolta Paulista de 1924.
  • Coluna Prestes.

Urbanização: A Primeira República marcou o início da urbanização acelerada do Brasil, com a crescente migração da população rural para as cidades. Industrialização: A Primeira República também foi um período de intensa industrialização no Brasil, com o surgimento de novas indústrias e o crescimento da economia.

Dá-se o nome de “República Velha” ao período da história do Brasil entre 1889 e 1930. Ela teve início com o golpe de 15 de novembro, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, e terminou com a Revolução de 1930 – golpe contra a estrutura oligárquica da República, liderado por Getúlio Dornelles Vargas.

O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.

República Velha (1889-1930); Era Vargas (1930-1945); Nova República (1945 até nossos dias).

O período conhecido como República Velha durou de 1889 até 1930. Historicamente, este período é chamado de República Velha em contraposição ao período pós-revolução de 1930, que é visto como um marco na história da República, uma vez que provocou grandes transformações no Estado brasileiro.

O Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, governando 1 ano e 3 meses no "Governo Provisório" e 9 meses como presidente eleito pela Assembleia Nacional Constituinte em 25 de fevereiro de 1891, ainda na chamada "República da Espada".

Tinham direito a voto todos os homens alfabetizados maiores de 21 anos. O poder dos Estados, as antigas províncias, foi significativamente ampliado com a introdução do princípio federalista.

Apesar disso, o país avançou. Em 1889 nossa população era de 13,7 milhões, com 85% de analfabetos. Em 2008 já somos 191 milhões e a taxa de analfabetismo está em 11%. A população brasileira nestes últimos 120 anos expandiu-se aceleradamente, multiplicando-se por mais de 13 vezes durante este percurso.

São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades.