O que são pronomes possessivos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 7 votos

Os pronomes possessivos são os tipos de pronomes que fazem uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Os pronomes possessivos mantêm uma estreita relação com os pronomes pessoais pois indicam aquilo que cabe ou pertence aos seres indicados pelos pronomes pessoais.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

Minha bicicleta é mais velha que a sua. Observemos que na frase a palavra minha refere-se a bicicleta (bicicleta de quem fala). A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular. Minha é um pronome possessivo.

O que é Possessivo:
Possessivo tem origem no latim possessivus, e é o que tem sentimento ou desejo de posse por alguém ou alguma coisa. A palavra possessivo é um adjetivo masculino, como em "homem possessivo". E também um substantivo, como em "ele é possessivo".

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Os pronomes possessivos indicam relação de posse ou, em alguns casos, de afeto de determinado termo no enunciado por uma pessoa do discurso. São pronomes que flexionam em pessoa, gênero e número. Em pessoa, flexionam como primeira, segunda ou terceira pessoa. Em gênero, flexionam como masculino ou feminino.

A diferença entre adjetivos possessivos e pronomes possessivos é que os adjetivos possessivos fornecem informações de propriedade sobre um substantivo, enquanto pronomes possessivos eliminam completamente o substantivo.

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora! Os seus livros são os melhores.

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

1 ciumento, inquieto, desconfiado, cioso, despeitado, suspeito, invejoso, ciumoso, enciumado, ínvido.