O que são meridianos e paralelos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.

Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte. Existem alguns paralelos “especiais”, como é o caso da Linha do Equador.

Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich (0º) e o Antimeridiano, identificado como a Linha Internacional de Data (180º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre o planeta que nos auxiliam na localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Elas compõem as coordenadas geográficas (sistema de latitude e longitude) e são utilizadas na delimitação dos fusos horários e das zonas térmicas da Terra.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

A linha do equador, maior dos paralelos, divide a terra em dois Hemisférios, o Sul e o Norte.

Círculo Meridiano

O Círculo Meridiano (360º) com maior extensão em terra firme é aquele que passa nas longitudes 109º Leste e 71º Oeste. Passa pela Península Antártica, corta a América do Sul da Terra do Fogo até à Venezuela.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich. O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich.

O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul. Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: O Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao Norte; o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao Sul.

As linhas imaginárias horizontais são paralelos (circundam o globo na direção Leste-Oeste) ou linhas de latitude. Elas são usadas ​​para medir distâncias ao Norte e ao Sul do Equador. Já as linhas imaginárias verticais são os meridianos (circundam o globo na direção Norte-Sul) ou linhas de longitude.

O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude. A) hemisfério norte.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

Hemisfério Sul

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.