O que responder quando a pessoa pedir desculpas?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Quando a pessoa pede desculpa, o significado original é claro se prestarmos atenção: ela considera que fez algo culpável, e pede que a outra a livre disso, des-culpando. Uma resposta adequada é “não há de quê”, caso ela não tenha de fato feito algo assim culpável, pois nem sequer há de que tirar a culpa dessa pessoa.

Independentemente de como for responder, diga algo simples.
Não importa se você vai aceitar a desculpa ou não, dê uma resposta curta e direta. Por exemplo, você pode dizer algo simples como “Obrigado por se desculpar. Significa muito para mim” ou “Não foi nada de importante. Vamos seguir em frente”!

“Suas desculpas estão cada vez mais esfarrapadas.”
Você também pode dizer: “Eu já estou de saco cheio de você ficar me evitando.” “Se você não está pronto para um encontro de verdade, tudo bem, mas as suas desculpas são péssimas.” “Eu não quero saber de outra desculpa esfarrapada.

Em casos de demora, a saída pode ser substituir “desculpe o atraso” por “obrigado pela paciência [em me esperar]”.

De coração peço desculpas e com toda sinceridade prometo mudar se você conseguir me perdoar. Se eu disse algo ou fiz alguma coisa que te deixou magoado, do fundo do meu coração, te peço desculpas! Eu sei que errei muito, mas jamais duvide do meu amor por você. Por favor, me desculpe.

Não peça desculpas quando se sentir culpado
As pessoas se sentem muito mais valorizadas ao ouvir um agradecimento do que uma desculpa. Além disso, você ainda tem a chance de reconhecer o esforço que o outro fez no seu lugar. Não diga “Desculpe” quando você pode dizer “Obrigado”.

Assuma o erro e peça desculpas.

  1. Seja breve e direto. Evite dar muitas voltas. Envie uma mensagem dizendo algo como: “Sei que você ficou chateada. Mil desculpas!”
  2. Mesmo que o erro não tenha sido totalmente seu, dar o primeiro passo pode ser essencial para que vocês façam logo as pazes.

O hábito de inventar desculpas começa na infância.
Em casa, também são ágeis e espirituosos quando são repreendidos por negligenciar suas tarefas, evitar responsabilidades, colocar nos outros as culpas que são suas. Ninguém os confronta e, pouco a pouco, fazem da desculpa seu modo de sobrevivência.

Dizemos desculpa, quando tratamos a pessoa por tu; dizemos desculpe, quando não a tratamos por tu. Dois exemplos: Tu tens razão, mas desculpa, que eu não sabia disso. Você/O senhor/O meu caro amigo, etc., tem razão, mas desculpe, que eu não sabia disso.

Expresse remorso pelo erro, peça desculpas
Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa".

Perdão por não ter respondido antes, mas a correria me impediu de falar com você antes! Peço desculpas por cada minuto que passei a impressão de duvidar dos seus sentimentos. Hoje sei que eles sempre foram sinceros. Amigo, te peço mil desculpas por tudo o que aconteceu.