O que reduz a chance de engravidar?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 8 votos

Exercício físico. Atividades físicas intensas e desequilibradas podem afetar a fertilidade. O problema de se exercitar demais é que o organismo pode perceber os níveis de adrenalina e cortisol como um motivo para não incentivar a fertilidade.

Entre as causas femininas, em 25% dos casos a infertilidade ocorre por anovulação, ou seja, a mulher não ovula regularmente. Os principais fatores dessa condição são ovários policísticos, alterações de tireoide, alterações da prolactina, uso de medicamentos e até falência ovariana precoce.

Após os 35 anos, a chance de gravidez vai diminuindo progressivamente, podendo chegar a menos que 5% ao mês para as mulheres acima dos 42 anos.

Veja como a alimentação interfere na sua fertilidade

  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos ricos em gordura. ...
  • Consumo de alimentos ricos em açúcar. ...
  • Baixo consumo de vegetais, frutas e legumes.

O consumo excessivo de gorduras saturadas, presente em grande parte dos alimentos fast-food, pode ser nocivo para a fertilidade. Também faz parte desta lista os carboidratos e o açúcar, que reduzem as chances de fecundação em 25%.

O primeiro exame normalmente indicado para as mulheres é a avaliação da reserva ovariana, que permite identificar a quantidade de folículos antrais, que ainda amadurecerão para liberar o óvulo. Já o espermograma é o exame utilizado para avaliar a fertilidade masculina.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Alimentação, vida saudável e prática de atividades físicas, aumentam as chances de gravidez. Portanto, podemos listar alguns alimentos principais: Ovos: alimento completo. Possui vitamina A, que contribui na produção de hormônios femininos.

A alimentação tem influência direta na fertilidade. Por isso, são indicados alimentos que ajudam a produzir os hormônios sexuais e a estimular a formação dos óvulos e dos espermatozoides, como frutas, legumes, verduras e sementes. Além disso, devem ser evitados alimentos gordurosos, como embutidos, manteiga, frituras.

Frutas cítricas, que possuem vitamina C, cálcio, potássio e folato, ajudam a manter o ciclo menstrual estável e os óvulos saudáveis. Já as folhas verde-escuras são ricas em folato e ferro e podem melhorar o processo de ovulação, reduzindo problemas genéticos.

Logo, não é possível dizer, com precisão, qual a quantidade de espermatozoide para engravidar. Isso porque a diminuição do número da contagem no sêmen não anula as chances de uma gravidez, mas quanto menor o volume de líquido seminal, mais difícil é engravidar naturalmente.

Você deve evitar os lubrificantes comercialmente disponíveis à base de água. Lubrificantes à base de água, tais como, KY, podem inibir a motilidade dos espermatozoides de 60% a 100%.

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.