O que quer dizer em Provérbios 3 5?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A promessa de Deus é que Ele endireitará nossas veredas, mas o cumprimento dessa promessa é relacionado a nossa obediência ao Senhor. Devemos crer em Deus de todo nosso coração e obedecer aos seus mandamentos em todas as situações. Endireitará em Hebraico significa tornar reto.

Devemos confiar no Senhor completamente em cada decisão que tomamos. Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos. Devemos sempre estar dispostos a ouvir e ser corregidos pela Palavra de Deus e por conselhos sábios.

A advertência está em “não te estribes” — “não te estribes no teu próprio entendimento”. O verbo “estribar-se” tem o sentido de apoiar-se, amparar-se fisicamente para evitar uma queda. Quando nos apoiamos fisicamente em algo, ficamos instáveis, sem equilíbrio, e podemos cair.

Exercer fé significa confiar que o Senhor sabe o que está fazendo conosco e que Ele o faz para nosso eterno bem, mesmo que não compreendamos como Ele conseguirá fazê-lo. Somos como bebês quanto ao entendimento de assuntos eternos e do impacto que nos causam aqui na mortalidade.

Provérbios 3:5-7 NVI
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e evite o mal.

Davi ensinou para o seu filho, este versículo, e também devemos memorizá-lo, para não esquecer de honrar a Deus em tudo o que nós pensamos, dizemos e fazemos. Adeus, até a próxima vez.

O capítulo de Provérbios 3 começa com uma série de instruções para uma vida próspera. Aqui o sábio continua dando conselhos para a construção de uma vida prazerosa e feliz. Praticar a Palavra de Deus – este é o primeiro conselho da sabedoria para quem deseja uma vida longa e pacífica.

3:5-6 A recompensa de andar com Deus
A promessa de Deus é que Ele endireitará nossas veredas, mas o cumprimento dessa promessa é relacionado a nossa obediência ao Senhor. Devemos crer em Deus de todo nosso coração e obedecer aos seus mandamentos em todas as situações.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé.
Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades. Ele nos ajudará a superar as tribulações. O Senhor é digno de toda a nossa confiança. Os que confiam em Deus não são abandonados, então, por que você seria esquecido?

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

A Bíblia nos diz que Deus pode fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos, conforme seu poder que em nós opera. Sendo assim, não perca tempo, confie no Senhor e certamente verá o cumprimento de suas promessas para sua vida.

A confiança em Deus é algo de suma importância para superar momentos difíceis. É ela que nos dá forças para fazer brotar a persistência e criatividade necessárias para seguirmos em frente. É nela que germina a nossa certeza de que os planos divinos nos reservam um amanhã melhor.

Este versículo em outras versões da Bíblia
25 O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro. 25 O receio do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.

Medo. O medo atrapalha demais a vida do cristão, pois ele é o extremo oposto da fé. Ele faz com que a pessoa não confie nas promessas de Deus. Quando duvidamos do amor de Deus, Ele nada pode fazer em nossa vida.