O que quer dizer em Eclesiastes 3?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se.

Título, data e autor
Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso.

Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar. Segundo Salomão a vida realmente deve ser aproveitada, pois ela passa como o vento, ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai.

O livro de Eclesiastes 3:1-8 nos lembra que há um tempo e lugar para tudo na vida. Haverá momentos de alegria e tristeza, momentos de perda e ganho, momentos de luta e paz. Mas podemos confiar em Deus para nos guiar em cada momento de nossa vida. Podemos encontrar conforto em saber que Ele é fiel e nunca nos abandona.

O “tudo tem seu tempo” não significa que você deve cruzar os braços, tomar um café e esperar o tempo passar. Na realidade nos mostra a infinidade de oportunidades que podemos ter se soubermos como aproveitar cada segundo de aprendizado.

No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.

Tudo ocorre no tempo certo, segundo a vontade de Deus, e nada foge do Seu olhar. Você provavelmente já passou pela experiência de ter se atrasado para algo muito importante, seja entregar um documento, ou chegar em algum lugar.

O justo e o ímpio, Deus julgará ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece.

A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.

Ensinamentos do livro de Eclesiastes
O livro enfatiza a importância do temor a Deus, da justiça, da sabedoria e do contentamento. Ensina a apreciar o presente e buscar um propósito de vida além das satisfações mundanas.

1- Tempo Humano de espalhar e de ajuntar
As pedras são matéria-prima primordial em qualquer construção. - Espalhar no tempo humano: primeiro a pedreira é cortada e suas pedras espalhadas para selecionar onde encaixam. - Ajuntar no tempo humano: depois as pedras são reunidas formando a obra (I Reis 6.7).