O que posso fazer para evitar a candidíase?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Como prevenir a candidíase?

  1. Utilize preservativo durante as relações sexuais.
  2. Cuide da higiene íntima e use sabonete com PH neutro.
  3. Não fume e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  4. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada.
  5. Evite o uso de roupas justas demais ou feitas com material sintético.

Como evitar a candidíase? Para evitar a candidíase, o ideal é ter um estilo de vida mais tranquilo, evitando o estresse, dormindo bem, evitar o uso de roupas apertadas na região íntima, usar calcinhas de algodão, fazer uma higienização genital adequada e tentar não usar maiô ou biquíni molhado por muito tempo.

A principal causa de candidíase são fungos do gênero Candida, podendo ser o Candida albicans ou outras variantes, como a Candida lusitaniae. Esses fungos gostam de ambientes quentes e úmidos, por isso se proliferam em pontos com dobras no corpo ou espaços do corpo que são mais propensos ao acúmulo de umidade.

Os banhos de assento são ótimas alternativas para tratar a candidíase que afeta pênis e vagina. O método dilata os vasos e relaxa o tecido, diminuindo a ardência e a coceira.

Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia. Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico.

A candidíase vaginal pode acometer todas as mulheres. Alguns fatores podem ser facilitadores, como: queda da resistência momentânea ou por imunossupressão, uso de medicamentos que alteram a flora intestinal, estresse excessivo e ficar muito tempo com o biquini molhado na praia.

Em casos de queda de imunidade, a paciente pode ter episódios de repetição. Isso ocorre em pacientes com HIV e Hepatite C, por exemplo. Além disso, mulheres que fazem uso de corticoides ou remédios para imunidade também podem desenvolver a candidíase de repetição.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Cerca de 75% das mulheres são acometidas pela candidíase pelo menos uma vez durante a vida. A candidíase de repetição, também conhecida como “candidíase recorrente”, acomete pelo menos 5% delas. Entenda o que é a infecção, que também se manifesta em homens, e saiba como se cuidar em relação à prevenção contra a doença.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Carboidratos simples:
Esse tipo de alimento está entre os que mais estimulam a proliferação do fungo Candida albicans, pois a glicose liberada após a digestão dos carboidratos simples é fundamental para a expansão das colônias fúngicas no organismo.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Se no seu caso a coceira está te incomodando, existe o Gino-Canesten® Calm, um sabonete íntimo em gel especialmente desenvolvido para alívio da coceira vaginal por até 12h*. Assim, você cuida da higiene íntima, com um alívio da coceira nas partes íntimas.