O que é que faz mal para o fígado?

Perguntado por: isales . Última atualização: 12 de julho de 2023
3.9 / 5 13 votos

Dentre os alimentos que prejudicam o fígado, estão também os refrigerantes, repletos de frutose ou xarope de milho e elevado teor de carboidratos elevado, fazendo com que o risco de infecções no órgão aumente.

Esses alimentos também devem ser evitados por quem já está com sintomas de gordura no fígado ou certeza da condição. Bacon, carne de porco, picanha bovina, cordeiro e pele de frango.

Açúcar e sal
A ingestão excessiva de sobremesas e de outros alimentos açucarados traz grande prejuízo para a saúde do fígado.

Além disso, se você já tem problemas no fígado ou está com a saúde do órgão debilitada, fuja da gordura, evitando fortemente alimentos como margarina, óleos refinados, gordura animal e frituras.

Alimentos gordurosos, como carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados e frituras devem ser evitados por pessoas com problemas no fígado. Por ser um dos órgãos que atuam na quebra e eliminação de gordura, quanto mais consumir, mais sobrecarrega o fígado, piorando o problema já existente.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Os melhores alimentos para o fígado são os que possuem vitaminas C e E, ômega 3, carotenos ou flavonoides, como o salmão, castanha-do-pará, alho, brócolis e alcachofra, por exemplo.

Cientistas do Reino Unido (Universidade de Southampton) comprovam os benefícios do café para o fígado. Ele atua como um agente antifibrosante diminuindo a progressão de doenças hepática como a cirrose.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Pelo contrário, a banana e as frutas em geral, podem e devem estar disponíveis em uma dieta para redução de gordura no fígado. O recomendado é o consumo de até três porções de frutas ao dia.

Chá de hortelã:
A hortelã é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado.