O que pode substituir moral?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 10 votos

1 princípio, padrão, regra, norma, doutrina, costume. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Ética: 2 brio, caráter, deontologia, escrúpulo, ética, princípios.

A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.

Um comportamento é compreendido como moral quando segue adequadamente as regras vigentes no grupo a que pertence. No entanto, nem sempre o indivíduo concorda com a norma imposta pela sociedade em que vive e passa a agir de modo imoral, seguindo sua própria ética.

Que não tem senso moral: 1 amoral, alheio à moral, estranho à moral, moralmente neutro. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 Não encontrou o sinônimo que procurava?

Princípios morais: 1 princípios, moral, preceitos, padrões, crenças, normas, regras, convicções, opiniões, juízos, conceitos, concepções.

Procurar agir com justiça; Não se apropriar, indevidamente, do que não é seu; Não prejudicar os outros; Respeitar o convívio social.

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

A função social da moral consiste na regulação das relações entre os homens visando manter e garantir uma determinada ordem social, ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas, ou as do indivíduo com a comunidade, visando preservar a sociedade no seu conjunto e a integridade de um grupo social (p.

Os valores morais dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado. Assim, dizemos que certas atitudes são aceitas moralmente porque estão em conformidade com certos princípios – os valores morais.

Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.

1 antiética, aética, anética. Contrário de moralidade: 2 imoralidade, indignidade, indecência, desonra, vergonha, incorreção, antimoralidade, desonestidade.

Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”.

2 indecente, corrupto, impudico, depravado, despudorado, devasso, dissoluto, escandaloso, lascivo, libertino, libidinoso, licencioso, pervertido, safado. Que afronta as convenções morais: 3 atrevido, cínico, desaforado, descarado, desfaçado, desrespeitoso, velhaco.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.