O que é o gênero clássico?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Traduzido do inglês--Música artística é aquela considerada de alto valor fonoestético. Tipicamente implica considerações estruturais e teóricas avançadas ou uma tradição musical escrita. Nesse contexto, os termos "sério" ou "cultivado" são freqüentemente usados ​​para apresentar um contraste com a música comum e cotidiana.

A música clássica pode ser entendida como um gênero de música erudito, que se caracteriza por apresentar uma instrumentação complexa e por ser executada em formato de sinfonia, ópera ou outros recursos de desenvolvimento musical.

A música clássica é aquela que permanece, pois o clássico é permanente. Em um casamento, o bolo da noiva é clássico; e no cinema, o filme que não se esquece é clássico. Neste sentido, a música clássica também pode ser chamada de música erudita, que vem do latim ex-rude.

A principal característica que define a música clássica é que ela é escrita ou notada. Sua história se desenvolveu a partir das possibilidades da notação musical e, por esse motivo, ela sobreviveu ao longo dos séculos. A notação permitiu aos compositores refinar suas ideias e elaborar formas mais complexas.

A música erudita, popularmente conhecida como música clássica, trata-se de uma manifestação artística que combina os sons e seus elementos primordiais: altura, duração, timbre e intensidade, de forma escrita relacionados através de símbolos.

Que é reconhecido como modelo ou referência.

Músicas clássicas e seus benefícios
De acordo com estudos desenvolvidos, além de ela reduzir a ansiedade, ajudar em casos de depressão e aprimorar a concentração, foi descoberto que ela pode ajudar também com problemas físicos não ligados a sintomas emocionais.

Reduzir a dor e a ansiedade, baixar a pressão arterial, combater a insônia, aumentar e despertar emoções, ajudar no desenvolvimento do cérebro das crianças e até mesmo dos bebês, e acalmar os nervos são alguns dos motivos para ouvir música clássica.

A música clássica surgiu na Europa pra divertir reis e rainhas por volta dos anos 1500. Além disso, era bastante usada também em cerimônias religiosas! E mais ou menos 200 anos depois, em 1700, começaram a aparecer as primeiras orquestras da história!

Estilo. No período clássico o contraponto cai em desuso e começa a se desenvolver um estilo musical que preza pela clareza e equilíbrio das ideias. São criadas melodias sintéticas, com começo, meio e fim, organizadas em uma estrutura padrão.

Períodos, Compositores e Obras

  • Medieval e Renascentista. Período extenso e marcado pela diversidade. ...
  • Barroco. ...
  • Clássico. ...
  • Romântico. ...
  • Pós-romântico ou Impressionismo. ...
  • Contemporâneo. ...
  • Brasileiros.

A música clássica (ou erudita) é produzida com base na música secular (ou seja, sem tradições religiosas) e na erudição (sem tradições populares), cuja atração estética reside principalmente na clareza, no equilíbrio, na austeridade e na objetividade da estrutura formal, em lugar da subjetividade, do emocionalismo ...

A música clássica foi desenvolvida na Europa, crescendo ao longo dos séculos. Podemos afirmar de maneira estimada, que teve início as suas primeiras aparições na música no período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600).

Por Mário Messagi Jr. A música clássica, originada na Europa, chegou ao Brasil por meio da colonização portuguesa. Assim como todas as outras formas de cultura trazidas de fora, esse estilo foi incorporado à realidade brasileira e as produções nacionais, surgidas a partir do século XIX.

Existe diferença entre a Música Popular e a Música Erudita? A música popular é destinada ao entretenimento de grandes massas, já a erudita assemelha-se à música clássica, não pertencendo às tradições folclóricas ou populares.

1. Mozart - Eine kleine Nachtmusik (Pequena Serenata Noturna)