O que pode causar cravos no rosto?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os cravos, também conhecidos como comedões, são aqueles pontinhos que aparecem no rosto. Eles são, nada mais do que um poro ou folículo capilar aberto (preto) ou fechado (branco) que está entupido. As causas mais comuns para o surgimento de cravo é a oleosidade da pele, acúmulo de células mortas e bactérias.

Veja 4 dicas para evitar o surgimento de cravos no rosto:

  1. Mantenha uma rotina de higiene adequada. Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete suave e não comedogênico.
  2. Utilize produtos específicos para seu tipo de pele. ...
  3. Evite o uso de cosméticos comedogênicos. ...
  4. Proteja a pele do sol.

Os cravos são um tipo de acne causada pelo acúmulo de sebo nos poros. Esse sebo está relacionado com a produção de óleo em excesso, por isso é comum ter o aparecimento de comedões, como os cravos também são conhecidos, na zona T (testa, nariz e queixo).

O que acontece se não tirar cravos? Muita gente acredita que o surgimento dos cravos é algo natural do organismo e que vai sumir por conta própria. Acontece que não é bem assim que funciona. Os cravos são, na verdade, um tipo de acne e, como tal, se não forem removidos podem causar danos na pele ao redor do poro.

Olhar-se no espelho e encontrar pontinhos pretos e brancos no rosto é muito comum. Isso porque os cravos no rosto podem aparecer em diferentes idades e tipos de pele. Considerados um dos problemas dermatológicos mais recorrentes, eles podem ser tratados de diversas formas.

Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros).

Quando se trata de remover os cravos, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Esse delicado ácido esfoliante desobstruirá os poros e tratará o acúmulo de células mortas ao promover uma regeneração de células saudáveis da pele.

Normalmente, eles acontecem devido ao acúmulo de queratina, bactérias, células e sebo dentro de um poro aberto. A coloração escura, por sua vez, é o resultado da oxidação dessas substâncias em contato com o ar.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21. Quem tem acne na idade adulta deve ter apresentado o problema na adolescência, que persiste em uma doença crônica na fase adulta.

"Quem tem a pele mais oleosa e não recebe tratamento adequado pode fazer uma limpeza a cada 15 dias. Já uma pele mais bem cuidada pode ficar até quatro meses sem se preocupar em fazer uma limpeza profunda", acrescenta Carolina.

Como o acúmulo de impurezas pode provocar pequenas inflamações e liberar radicais livres, é necessário extrair os cravos e comedões para que a pele respire livremente. Assim, o procedimento ajuda a manter o rosto lisinho e evitar o envelhecimento precoce.

Sabonetes para espinhas: conheça 5 opções e mais dicas

  • Sabonete Líquido Facial Adcos Acne Solution.
  • Asepxia Sabonete Antiacne Formula Forte.
  • Sabonete Dermage Secatriz Anti Acne Barra.
  • Sabonete Protex Facial Anti Cravos e Espinhas Líquido.
  • Dermotivin Salix Sabonete em Barra.

Alguns exemplos de máscaras caseiras para eliminar os cravos são:

  1. Esfoliante de iogurte natural e açúcar. ...
  2. Esfoliante de café e água. ...
  3. Máscara de argila verde. ...
  4. Máscara de babosa. ...
  5. Hidratante de mel e lavanda. ...
  6. Esfoliante de aveia e óleo de coco. ...
  7. Esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas.

Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.