Qual é o melhor horário para se tomar creatina?

Perguntado por: idias . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Por se tratar de uma fonte de energia, é questionado se tomar creatina antes de dormir realmente é uma boa ideia. Entretanto, por não se tratar de um estimulante, não existem razões que impeçam a utilização do suplemento antes de dormir, até mesmo quando se trata da fase de carga ou saturação da creatina.

Como tomar creatina em pó com água
A creatina é fabricada em forma de pó. Então, você precisa misturar uma porção (de 3 a 5 g por dia) em 200 ml de água. Em seguida, basta bater a mistura (no liquidificador, mixer) ou, mesmo, misturar em uma shakeira.

30 minutos

No entanto, se você estiver treinando para um evento esportivo importante, pode ser melhor tomar a creatina cerca de 30 minutos antes do treino, para que ela tenha tempo de fazer efeito.

Pode tomar creatina em jejum? Sim. É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral. Além disso, é bom avisar que não existem evidências cientificas que o seu consumo em jejum poderá fazer mal.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia. Vale destacar, mais uma vez, que esta dose é recomendada para pessoas com mais de 19 anos.

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia.

A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia). Quanto tomar de creatina por dia também acaba sendo uma dúvida, mas o recomendado é ingerir de 3 g a 5 g.

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

pode. vai dar o mesmo efeito de misturar na água.

Sim! Whey e creatina são tão eficazes quando consumidos sozinhos quanto combinados. Um estudo não mostrou efeitos adversos ao misturar os dois suplementos. Ambos os suplementos podem ser consumidos antes ou depois do treino, ao mesmo tempo ou separados, não há a necessidade de intercalá-los.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais.