O que pode atrapalhar a venda de um imóvel?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos
  • Existência de dívidas. A existência de dívidas é, certamente, um dos principais impedimentos na hora de vender um imóvel — sobretudo quando a negociação depende de financiamento. ...
  • Ausência de documentos essenciais. ...
  • Valor muito acima do mercado. ...
  • Divulgação ineficiente. ...
  • Problemas estruturais e de conservação no imóvel.

Dívidas fiscais e trabalhistas do vendedor
Se o vendedor estiver inscrito na dívida ativa do município, do estado ou da União, a venda do imóvel poderá ser considerada uma fraude à execução fiscal, o que pode anular a venda. A mesma coisa ocorre se o vendedor possuir uma empresa com dívidas trabalhistas na Justiça.

O que impede a venda de um imóvel também pode estar relacionado à própria conservação dele. Ou seja, ao apresentar uma casa ou um apartamento com nítida necessidade de reparos, o comprador pode ficar inseguro em relação à compra, solicitando um valor menor ou até mesmo desistir.

Se você deseja vender o imóvel, mas está com o nome sujo, a única alternativa é que o comprador opte por pagar à vista a transação e use parte do dinheiro para regularizar o CPF.

Um dos maiores erros que atrapalham as vendas diretas é a abordagem incorreta. Muitos vendedores não sabem quando insistir com o cliente ou quando é hora de dar mais espaço. Escolher o momento errado costuma comprometer seriamente uma venda. Apesar de parecer algo intuitivo, há vários sinais que podem ser seguidos.

O estorno é um processo feito caso o cliente queria cancelar uma venda e queira receber seu dinheiro de volta, seja por arrependimento ou por algum erro encontrado na logística ou no produto. O procedimento pode ser solicitado pelo consumidor junto à sua loja ou com a administradora do cartão de crédito.

Para saber se o imóvel tem processo na justiça, é preciso pegar a matrícula atualizada do imóvel. Assim, você terá acesso ao CPF dos proprietários e poderá pesquisar se há alguma ação judicial contra eles, já que não existe impedimento em relação à propriedade propriamente dita.

A área do imóvel, a localização e a posição são essenciais, afinal após a assinatura do contrato, caso não haja nenhum indicativo que comprove qualquer informação dessas, não há como reclamar ou abrir qualquer processo caso veja algo fora do combinado.

A resposta é SIM, mas com ressalvas! Ao comprador cabe a exigência do abatimento das dívidas de condomínio e IPTU do pagamento do preço ajustado pela aquisição do imóvel.

Inúmeras situações podem impedir o registro de um imóvel, entre elas as diferenças no cadastro da prefeitura e do cartório, divergências na documentação dos vendedores e compradores e escritura, [caso em que o vendedor comprou o imóvel como solteiro já estando casado ], construção no terreno não legalizada, etc.

Quem tem restrição no nome pode registrar um imóvel? Sim. O fato do requerente ter uma restrição no nome (nome no SERASA) não impedirá que o imóvel seja registrado.