O que os piolhos odeia?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

O cheiro desagradável aos parasitas, então, impedirá que eles apareçam novamente. Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação.

O vinagre ajuda a desprender as lêndeas do cabelo e evita uma nova infestação. Ele pode ser uma boa alternativa como uso preventivo. Essência de lavanda: com o cabelo limpo e seco, aplique algumas gotas da essência e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Passe o pente fino e retire o piolho.

Qual é o funk que o piolho mais odeia? R: É o pente, é o pente, é pente, é o pente…

Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho.

A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

O remédio mais comum é a permetrina. "Na maioria das vezes, o que a gente precisa de uma loção para tratar o couro cabeludo, você vai passar uma loção que precisa ficar umas 6 a 8 horas no couro cabeludo e ser lavada no dia seguinte", conta Brenner.

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.

Na falta de pulgas e carrapatos, aves como a garça, a galinha e o pardal se alimentam de pequenos roedores, peixes e outros insetos, como os cupins. O piolho, então, não deixaria nenhum bicho na saudade. Ele é o único dos três que não tem predador direto", diz.

Vale lembrar também que ter piolhos não significa falta de higiene, ao contrário, estes geralmente preferem um ambiente seco, fino, não oleoso e limpo. A única forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas, o que nem sempre é possível, principalmente nas crianças.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).