O que os goianos mais comem?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

No que tange à culinária goiana, temos a presença de alimentos típicos do Cerrado, como o pequi, a guariroba e o caju, além de preparações como pamonha, galinhada, empadão, arroz com pequi e o alfenim. Vários desses pratos típicos tiveram sua origem na cultura caipira.

Galinhada

O Prato preferido do Goiano é a Galinhada. E não é só arroz com galinha, mas pode ser acompanhada também com milho e o famoso pequi ou guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde.

O Estado de Goiás tem uma gastronomia bem típica e tradicional, e assim vemos se repetir com as iguarias que a cidade tem a oferecer. O que distingue a culinária goiana do restante são os temperos e ingredientes nativos do Cerrado adicionados as receitas.

Os principais pratos que podem ser degustados na região são o Arroz Carreteiro, Sopa Paraguaia, Chipa, Churrasco, Licor e Palmito de Bacurí, Frango com Palmito de Bacurí, Doce de Jaracatiá, Locro, Escondidinho de Mandioca com Carne Seca, Mandioca, Maionese de Mandioca, Marmelada, dentre outros que representam a ...

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos.

6 pratos típicos de Goiás para provar durante a sua viagem

  • Arroz com pequi. Símbolo do estado, o pequi é um frutinho amarelo que dá cor e sabor às comidas típicas de Goiás. ...
  • Galinhada. ...
  • Matula. ...
  • Empadão goiano. ...
  • Angu de milho verde. ...
  • Pamonha.

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis. Na Alego, projetos valorizam o folclore regional.

Nerópolis

Matéria de Talles Barreto quer reconhecer Nerópolis como "a terra do doce no estado de Goiás" A Assembleia Legislativa está analisando a proposição de nº 1329/22, de autoria do deputado Talles Barreto (União Brasil), que visa reconhecer o município de Nerópolis como “a terra do doce no estado de Goiás”.

brigadeiro

É perceptível que o doce que os brasileiros mais gostam é o brigadeiro. A tradicional sobremesa brasileira é uma das mais famosas no mundo. Existem vários vídeos de estrangeiros reagindo ao doce ou mesmo tentando fazer a receita. Mas antes mesmo do brigadeiro, o chocolate é o mais amado pelos brasileiros.

Em solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o Estado, dando origem a uma cultura tão rica quanto diversificada. É tudo característico e marcante: o sotaque puxado no “r”, a arquitetura, a culinária, as gírias, as danças e as músicas.

A cultura popular em Goiás é valorizada e mantida, principalmente, através das tradições e literatura oral nas áreas interiores do estado. O folclore goiano apresenta uma rica e bela mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira (portugueses, índios e negros).

A origem mais provável do nome Goiana é que venha da palavra em tupi-guarani “Guyanna”, que significa “terra de muitas águas”. O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de “Gueena”.

Conhecido como /s/ palatalizado por ter seu ponto de articulação no palato mole da boca, no “pé da língua”, como se fosse um x, é um jeito típico de falar que se distingue dos demais sul-mato-grossenses.

Comida paulistana: como fazer 8 receitas típicas de São Paulo

  • Virado à paulista.
  • Cuscuz paulista de camarão.
  • Sanduíche de mortadela.
  • Cachorro-quente com purê de batata.
  • Pizza marguerita.
  • Picadinho de filé-mignon.
  • Sanduíche bauru.
  • Coxinha de frango.