O que o goiano gosta de comer?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

O Pequi ainda é usado em doces, licores e sorvetes.

  • Comida típica goiana: pequi.
  • Empadão Goiano.
  • Pratos típicos de Goiás: Pamonha e Chica Doida.
  • Pamonha do Jerivá em Goiânia.
  • Peixe na telha.
  • Empadão Goiano.
  • Jerivá em Goiânia.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

O Estado de Goiás tem uma gastronomia bem típica e tradicional, e assim vemos se repetir com as iguarias que a cidade tem a oferecer. O que distingue a culinária goiana do restante são os temperos e ingredientes nativos do Cerrado adicionados as receitas.

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos.

Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis. Na Alego, projetos valorizam o folclore regional.

A cultura goiana é bastante atrelada ao campo, ou seja, uma cultura tradicional, com modo característico de falar, se portar e se vestir, associados às suas tradições, festas, rituais, símbolos e outras características que os tornam diferentes das demais culturas existentes.

Uma das expressões mais conhecidas do folclore e danças típicas de Goiás é a música de raiz, que inclui gêneros como o catira, o cururu, o samba de viola e a viola caipira.

A Cidade de Goiás foi estabelecida no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que batizou-a com o nome de Vila Boa de Goiás. Tornou-se uma cidade próspera com grande riqueza durante a época do ciclo de ouro. Foi também a capital do estado de Goiás até meados da década de 1930.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinogoianogoianos
Femininogoianagoianas

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno.

Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

Goiás é considerado o coração do Brasil, não à toa o brasão de armas possui justamente essa simbologia. A paisagem superior do escudo representa o território que hoje é a capital federal, Brasília. O rebanho exemplifica a principal atividade econômica do Estado.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.