O que o fascismo defende?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 16 votos

A ideologia económica fascista aceitava a motivação pelo lucro, mas sublinhava a necessidade da indústria em defender o interesse nacional acima do lucro privado. O fascismo defendia uma economia controlada pelo estado que aceitava uma mistura de propriedade privada e pública dos meios de produção.

A ideia dos fascistas era tomar o poder da Itália a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores, especialmente contra os socialistas. O uso da violência pelos fascistas contra os socialistas recebeu forte apoio de diversas camadas da sociedade italiana.

O que é fascismo? De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deveria ser cultuado e poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade.

O fascismo terminou com a derrota na Segunda Guerra Mundial da Alemanha, Itália e Japão, três países que adotavam uma forma estatal fascista.

No Brasil. Sessão doutrinária realizada no Brasil pela Ação Integralista na década de 1930. Na imagem, ao fundo, lê-se "Deus, pátria e família". No Brasil, tal lema reunia as propostas da Ação Integralista Brasileira, um movimento conhecido como o "fascismo brasileiro", que foi fundado em 1932.

Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.

As principais características do fascismo são:
1 - Poder absoluto do Estado; 2 - Nacionalismo exacerbado; 3 - Tentativa de retomar o paganismo, em detrimento do Cristianismo.

Benito Mussolini

O movimento fascista nasceu na Itália em março de 1919, quando Benito Mussolini fundou o Grupo Italiano de Combatentes (FIC), que viraria o Partido Nacional Fascista (PNF), uma organização paramilitar de cunho nacionalista que unia em especial ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial, homens desempregados e jovens.

Como consequência, o fascismo trouxe uma ditadura totalitária, fim da democracia e dos partidos, controle sindical, perseguições de opositores, censura dos meios de comunicação e controle total na educação e nas escolas.