O que o esmalte causa na unha?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os esmaltes convencionais possuem formaldeido, tolueno e benzeno, logo, também agridem as unhas. Além disso o formaldeído é uma substância cancerígena. O ideal é comprar esmaltes livres dessas substâncias, os mais indicados são esmaltes testados dermatologicamente que sejam livres de tolueno, formaldeído e benzeno.

Quando isso acontece, leveduras, bactérias, mofo e bolor podem se desenvolver por baixo da unha, o que pode levar a problemas a longo prazo. "Quando o esmalte é deixado por um período prolongado, algo chamado granulação de queratina pode se desenvolver", de acordo com a dermatologista e especialista em unhas Dr.

“Quando o produto é usado por um período prolongado, você pode ter um acúmulo de queratina, pequenas manchas ásperas e brancas na unha que se formam quando o esmalte é removido junto com as células superficiais. Remoção repetitiva também pode levar a irregularidades”, conta o dermatologista.

Pode fazer. O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. O esmalte também é uma das principais causas de alergias ao redor das unhas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês.

O uso contínuo de esmaltes deixa as unhas fracas e aumenta a probabilidade de desenvolver alguma micose. Quando ficamos com esmalte continuamente não conseguimos hidratar a placa ungueal, isso torna as unhas mais frágeis e quebradiças”, explica a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro.

A resposta é não, pois unhas são células mortas, portanto não respiram. Pequenas pausas entre alongamentos, pode até ser, dependendo do leito de cada cliente, às vezes é preciso um 'descanso' entre um serviço e outro, mas não tem relação alguma com respirar.

5 dias

Qual o tempo máximo que posso ficar com esmalte nas unhas? O ideal é que a pessoa não passe mais do que 5 dias com o esmalte nas unhas. Depois de 5 dias, o mais indicado é tirar o esmalte com um removedor e deixar a unha respirar por pelo menos 2 dias antes de você pintar de novo.

Uma das marcas de esmaltes com menos ingredientes tóxicos, os esmaltes da AILA, marca baseada em Nashville, Tennesse, são livres de 17 dos químicos mais nocivos à saúde, como parabenos, sulfatos, cânfora, xileno e tosilamida.

Use base fortalecedora
Um bom fortalecedor pode ajudar a melhorar a condição de unhas fracas e quebradiças, pois age na nutrição, desde a base até a ponta. As bases fortalecedoras contêm elementos e óleos especiais para esse tipo de caso e devem ser usadas de modo contínuo.

Por possuírem agentes plastificantes e resina fixadora natural que sela a unha, os esmaltes com efeito gel prometem maior durabilidade da cor e mais brilho que os esmaltes convencionais e têm a vantagem de ser menos nocivos que os esmaltes em gel.

4) Esmalte escuro ajuda a unha a crescer? Isso é mito.

“É um mito. A cor não faz com que o esmalte tenha alguma propriedade especial que fortaleça as unhas”, explica a médica. De acordo com ela, o que normalmente acontece é um efeito de caráter psicológico, que dá a impressão de que o esmalte escuro deixa as unhas mais fortes.

Benefícios e malefícios do esmalte unha
O esmalte de unha é muito usado para deixar as unhas mais bonitas e coloridas, além de deixá-las protegidas e saudáveis. Sendo assim, o esmalte ajuda na: recuperação da unha, hidratação da unha, fortalecimento e crescimento da unha e nivelamento da unha.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia.