O que não se deve comer à noite?

Perguntado por: ebrites . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos
  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

O que comer à noite
Vitamina B6 e o magnésio também são nutrientes que ajudam no relaxamento do corpo e são encontrados no frango, atum, cereais, semente de gergelim, tofu, soja, caju e tomate. Aposte em algumas bebidas que auxiliam em uma boa noite de sono, como chá de camomila, suco de cereja ou um leite quentinho.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

– Banana: além de também ser fonte de triptofano, essa fruta é rica em melatonina, conhecida popularmente como o hormônio do sono. – Abacate: considerada uma gordura saudável, a fruta é rica em ômega 9 e antioxidante GSH.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

O grão de bico e o leite são fontes de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o sono. O triptofano é convertido em melatonina no cérebro, assim como em serotonina, um neurotransmissor que ajuda a promover o sono e o relaxamento.

Sabe-se que comer ovos no café da manhã aumenta a saciedade, diminui a ingestão de calorias na próxima refeição e mantém os níveis de açúcar no sangue e insulina. Além disso, os ovos podem ser consumidos à tarde no almoço, em lanches intermediários e no período da noite.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 2.1. Cafeína.
  • 2.2. Carne vermelha.
  • 2.3. Sobremesas açucaradas.
  • 2.4. Pimenta.
  • 2.5. Álcool.
  • 2.6. Alimentos ácidos.

Quando se prioriza carboidratos complexos, ricos em fibras e nutrientes, como alimentos integrais, esses podem ser aliados da qualidade do sono. Isso ocorre porque a ingestão de carboidratos ajuda a diminuir o cortisol, o hormônio do estresse.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Alimentos com alto índice glicêmico aumentam os níveis de uma proteína chamada triptofano, utilizada pelo corpo para produzir a serotonina, um neurotransmissor que induz ao sono. O problema de comer o arroz à noite é que o metabolismo neste período fica reduzido.

Sim, já que aveia é rica em melatonina, substância responsável por induzir o corpo ao sono de acordo com o ciclo circadiano.

Começando no leite e terminando no peixe, conheça sete deles aqui.

  1. Leite e derivados. Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. ...
  2. Ovos. ...
  3. Espinafres. ...
  4. Peru. ...
  5. Banana. ...
  6. Frutos secos. ...
  7. Peixe.

Sua avó estava certa: tomar um leitinho antes de se deitar pode realmente ajudar você a dormir melhor. A bebida contém triptofano, um aminoácido envolvido na produção de serotonina e melatonina, que são fundamentais na regulação do sono.