O que não fazer quando tiver afta?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Além disso, existem alimentos que devem ter seu consumo reduzido: quem tem tendência a sofrer com as aftas deve evitar as frutas cítricas, como abacaxi e limão, que aumentam a acidez bucal e podem despertar ou agravar o quadro.

Enquanto as aftas permanecerem na boca do paciente é importante que evitar alimentos duros ou que fique mastigando objetos que possam traumatizar a mucosa. “Além disso, alimentos ácidos, refrigerantes, apimentados, café e chocolates precisam ser cortados também.

Dá uma olhada!

  • Alimentos picantes podem favorecer o desconforto causado pela afta na boca. ...
  • Comidas com excesso de sal tendem a contribuir para irritação da mucosa bucal. ...
  • Chocolates e doces podem incomodar as lesões da afta. ...
  • Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca.

De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...

Água morna e sal
Realizar bochechos com uma solução de água morna e sal está entre as principais formas de cicatrizar a afta, uma vez que ajuda na desinfecção do local. O sal possui ação bacteriana, ajudando a impedir a infecção.

Abacaxi, limão, laranja e acerola são, de fato, frutas que precisam de cuidado quando o assunto é saúde bucal. Isso porque elas podem aumentar o excesso de acidez na região, além de causarem desconforto em aftas já existentes.

Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.

A dor é pior nos dias imediatamente após o início da formação da úlcera e é aliviada com a progressão da cicatrização. Se houver lesões na língua, a fala e a mastigação podem se tornar desconfortáveis, enquanto úlceras no palato mole, orofaringe ou esôfago podem causar odinofagia (dor na garganta).

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.