O que muda do SSD para o HD?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 17 votos

Operações sequenciais de leitura/gravação: a diferença de velocidade de uma SSD em relação a um disco rígido é mais aparente ao copiar e mover arquivos enormes. As HDDs podem copiar de 30 a 150 MB por segundo (MB/s), enquanto as SSDs padrão realizam a mesma ação em velocidades de 500 MB/s.

Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operacional, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o HD atenderá melhor.

Logo, a memória SSD conta com uma velocidade e performance muito mais alta. Além disso, as taxas de transferências são maiores, os tempos de acesso são menores e o componente como um todo é mais resistente, não tão frágil como o HD.

As taxas exatas de velocidade e, consequente, a comparação com HDs variam de acordo com a marca e modelo escolhidos, mas o certo é que o SSD é sempre muito mais veloz para as operações do computador. Vários testes já mostraram que eles conseguem ser até dez vezes mais rápidos que os discos rígidos.

É melhor ter SSD e HD
Ao usar o SSD e o HDD juntos, você pode simplesmente aproveitar a velocidade da luz de um SSD e, por outro lado, pode se beneficiar da grande capacidade de armazenamento de um HDD. Alguns dos principais benefícios de usar SSD e HDD juntos envolvem: Maior espaço de armazenamento.

Menor latência. O SSD também apresenta uma latência menor, ou seja, com essa tecnologia você tem uma taxa de transmissão de dados muito mais rápida, e todo mundo sabe que para quem joga online isso é fundamental.

De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação. Uma questão importante do SSD é que ele, diferentemente do HD, não se desgasta ao ler os arquivos, apenas quando há a gravação dos mesmos.

A desvantagem do HD é estar mais suscetível a erro no disco e no próprio braço de leitura que com o tempo vai se desgastando, além dos ruídos no disco. Já o SSD tem a vantagem de ter uma gravação rápida em relação ao HD, são silenciosos, consomem menos energia e estão menos suscetíveis a erro de gravação.

Desfragmentar: não há nenhum ganho com a desfragmentação de um SSD. Além disso, as informações podem se mover durante a desfragmentação, fazendo com que gravações desnecessárias aconteçam e diminuindo a vida útil do SSD; Usar todo o espaço disponível: deixe pelo menos 25% de espaço livre no seu SSD.

Os SSDs são mais rápidos do que os Discos Rígidos
Os SSDs são até cem vezes mais rápidos do que os HDDs. Os SSDs oferecem tempos menores de inicialização para seu computador, transferência de dados mais imediata e maior largura de banda.

Se o seu computador se destina em grande parte a jogos, a unidade de 525 GB deve ser suficiente para a maioria dos jogos atuais. Se você joga muitos jogos diferentes ou se usa também o computador para editar fotos e filmes, procure um SSD com mais armazenamento.