Quantos tipos de sistemas operacionais existem?

Perguntado por: aveloso8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 10 votos

Existem muitos tipos, no entanto, alguns exemplos de sistemas operacionais são: Microsoft Windows, Apple macOS, Linux, Android, iOS e Chrome OS. Microsoft Windows – O Windows é o sistema operacional mais conhecido para computadores de mesa e portáteis.

Fundamentalmente, um sistema operacional é um software, que pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX, entre outros.

Tipos de sistema operacional
No caso de celulares, existem dois grandes SOs disponíveis atualmente no mercado: o Android, desenvolvido pelo Google e encontrado na maioria dos celulares brasileiros; e o iOS, da Apple, disponível nos iPhones.

Lista dos sistemas operacionais mais usados no mundo

  1. Android (44,66%)
  2. Windows (27,92%) ...
  3. iOS (17,85%) ...
  4. macOS (5,37%) ...
  5. Desconhecidos/outros (2,29%) Continua após a publicidade. ...
  6. Linux (1,02% do mercado) Queridinho dos desenvolvedores, o Linux e suas milhares de variantes mal ultrapassa a marca de 1% do mercado. ...

O sistema operacional é um software, ou um conjunto de softwares, que tem como papel gerenciar e administrar todos os recursos presentes em um sistema. Isso envolve desde os componentes do hardware e sistemas de arquivos até programas de terceiros. Ao fazer isso, ele garante a interface entre usuário e computador.

Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

Android

A mesma tendência é observada no mercado brasileiro, onde o ranking de sistemas operacionais fica da seguinte forma: Android: 42,25% Windows: 37,07% iOS: 11,19%

Os sistemas dominantes globalmente são o Android e o Windows, os quais retêm 41,4% e 28,3% do mercado, respectivamente. Conforme observado pelo Daring Fireball, diferentemente do macOS, o sistema operacional desktop da Microsoft é o único que vem registrando um declínio contínuo, tanto em uso quanto em relevância.

De acordo com os dados da empresa de estatísticas digitais, StatCounter, o Windows é o líder absoluto entre os usuários de Desktops. O sistema operacional da Microsoft domina 82,68% desse mercado.

Quais são as características de Sistemas Operacionais?

  • Gerenciam tarefas e recursos;
  • Controlam a entrada e saída de softwares;
  • São multitarefas;
  • Têm núcleo;
  • Têm mecanismos para garantir a proteção, administração e realocação dos recursos;
  • Contam com Kernel.

Os mais populares são o Microsoft Windows (que substituiu o antigo MS-DOS da empresa), o Apple macOS (cuja última grande transição tecnológica ocorreu em 2001) e o Linux (sistema de código aberto com centenas de distribuições para computadores pessoais, supercomputadores, servidores, roteadores e sistemas embarcados).

distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T ciaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computação. É possível afirmar que mais de 90 porcento dos SOs atuais foram influenciados de alguma maneira pelo Unix.

O sistema operacional é um software, ou conjunto de softwares, cuja função é administrar e gerenciar os recursos de um sistema, desde componentes de hardware e sistemas de arquivos a programas de terceiros, estabelecendo a interface entre o computador e o usuário.

De acordo com a pesquisa da Net Applications, o Windows 7 enfim superou o sistema operacional mais usado do mundo, o Windows XP. Atualmente, a versão mais atual no mercado tem um total de 42,76% de uso em computadores contra 42,52% da versão anterior do sistema operacional da Microsoft.

O boot é um termo utilizado para a realização do processo de inicialização forçada de um computador ao pressionar o botão “Ligar” da máquina, até o total carregamento do sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac. Ele só pode ser considerado quando é realizado por uma pessoa pressionando o botão principal.

Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.